Ant, Maven e MSBuild

1395 palavras 6 páginas
ANT
Uma biblioteca Java e ferramenta para a linha de comando, tendo o objetivo de conduzir processos descritos nos arquivos de compilação. Ant fornece uma série de tarefas que permite compilar, montar, testar e executar aplicativo. Ele só pode ser usado em aplicações Java, mas podendo ser utilizado para pilotar qualquer tipo de processo que podem ser descritos em termos de alvos e tarefas.
O desenvolvedor pode criar suas próprias “antlibs”, contendo tarefas ant, sendo oferecidos um grande número de Ready-made comercial.
Uma aplicação pronta para instalação, totalmente finalizada, ela deve passar por muitas tarefas, tais como: compilação, teste, controle de versão, criação e exclusão de diretórios, execução de programas externos, empacotamento de arquivos, entre outras tarefas. A utilização da ferramenta Apache Ant é justificável exatamente pelo seu poder de automatizar essas tarefas de maneira rápida e fácil, além de ser mais simples de usar e configurar que ferramentas semelhantes, tais como, make, nmake e jam. Outra vantagem de utilizar o Ant para automação de builds é que ele é escrito em Java, sendo assim uma ferramenta independente de plataforma, possuindo no mínimo, um JRE (Java Runtime Enviroment) para funcionar. Porém, alguns dos recursos do Ant não funcionam apenas com o JRE, sendo necessária a instalação do JDK (Java Development Kit), de preferência a versão mais atualizada e estável.
O grande diferencial de utilizar Ant é sua extensibilidade, isto é, o fato de ele não se limitar aos conjuntos de tarefas pré-definidas pela ferramenta. O desenvolvedor é capaz de criar novas tarefas que ele julgue necessárias, escrevendo-as em Java.
MAVEN
Maven, originalmente como começou uma tentativa de simplificar os processos de construção do projeto de uma turbina de Jacarta. Havia vários projetos , cada um com seu próprio arquivo de compilação Ant que estavam diferentes um dos outros, e os JARs foram verificados em CVS. Era necessária uma forma padrão para

Relacionados

  • Ant, Maven, MSBuild
    1370 palavras | 6 páginas