ANT GENO E ANTICORPOS

321 palavras 2 páginas
ANTÍGENO-ANTICORPO
1 – Caracterize antígeno, imunógeno e hapteno.
Antígeno – é toda a partícula ou molécula capaz de iniciar uma resposta immune. Podendo ser qualquer corpo estranho (vírus, bactérias, fungos, polén) capaz de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos
Imunógeno – antígeno capaz de suscitar uma resposta imune.
Hapteno – é a definição de uma pequena molécula que não pode, por si só, estimular a síntese de anticorpos, mas que se combina com anticorpos, uma vez produzidos.
2 – O que são as imunoglobulinas e os anticorpos?
Sao a mesma coisa .
3 – Qual a estrutura e função do epítopo ou determinante antigênico?
4 – Como é a estrutura, classificação e a diversidade dos anticorpos?

5 – Quais as propriedades e atividades biológicas dos anticorpos?
IgA Encontrado em áreas de mucosas, como os intestinos, trato respiratório e trato urogenital, prevenindo sua colonização por patógenos.
IgD Funciona principalmente como uma receptor de antígeno nas células B. Suas funções são menos definidas do que as dos outros isotérmicos.
IgE Se liga a alérgenos e desencadeia a liberação de histaminas dos mastócitos, também estando envolvido na alergia. Também protege contra vermes parasitas. IgG em suas quatro formas, proporciona a principal imunidade baseada em anticorpos contra os patógenos que invadem o corpo. É o único tipo de Ig que o bebê recebe da mãe. IgM Expressa na superfície das células B. Elimina patógenos nos estágios iniciais da imunidade mediada pelas células B antes que haja IgG suficiente
6 – O que são antígenos completos e incompletos, superantígenos e adjuvantes? antígeno completo ou imunógeno: antígeno capaz de suscitar uma resposta imune. antígeno incompleto: incapaz suscitar uma resposta imune.
Superantigeno: Sao moléculas capazes de ativar LT independentemente do processamento e da apresentação do Ag. Se ligam ao TCR e MHCII simultaneamente, ativando e expandindo os LT.
Adjuvantes: Substância que aumenta a resposta imune contra um

Relacionados