Antígona

Páginas: 3 (732 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
Trabalho de Filosofia

Livro Antígona:
Disponível no link: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/antigone.pdf
Acessado dia 16 de setembro de 2013 às 09h00min.

Trecho disposto na página9.

“ANTÍGONE

Não insistirei mais; e, ainda que mais tarde queiras ajudar-me, já não me darás prazer algum. Faze tu o que quiseres; quanto a meu irmão, eu o sepultarei! Será um belo fim, se eumorrer, tendo cumprido esse dever. Querida, como sempre fui, por ele, com ele repousarei no túmulo... Com alguém a quem amava; e meu crime será louvado, pois o tempo que terei para agradar aos mortos, ébem mais longo do que o consagrado aos vivos... Hei - de jazer sob a terra eternamente!... Quanto a ti, se isso te apraz, despreza as leis divinas!”

Trecho disposto nas páginas 21 e 22.“CREONTE

Cala-te, antes que me irrites com tais palavras, se não queres passar por imbecil, ou por caduco! Dizes coisas revoltantes, admitindo que os deuses se interessem por esse morto! Seria parahonrá-lo com a sepultura, que eles inumaram esse homem, tratando como um benemérito a quem veio disposto a incendiar os templos, com os tributos que lhes eram prestados, e para revolucionar se país, e asleis? Por acaso já viste honrarem os deuses a criminosos? Seria absurdo!(...) Não há, para os homens, invenção mais funesta que o dinheiro! Ele que corrompe as cidades, afasta os homens de seus lares,seduz e conturba os espíritos mais virtuosos, e os arrasta à prática das mais vergonhosas ações!(...) Os ganhos ilícitos têm causado muito maior número de prejuízos, do que de vantagens!”

Relação dostrechos com a ideia central do livro.

Na Grécia antiga, a democracia começa a surgir, ponto que relaciona diretamente ao pensamento dos poetas e escritores. A tragédia descrita no livro aparece noconflito de pensamento em que os gregos antigos se viam nestes tempos, o alvorecer da democracia e a criação de novos institutos, acometia os cidadãos da polis que se viam, portanto, em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • antigona
  • Antigona
  • Antígona
  • Antígona
  • antigona
  • Antígona
  • antigona
  • Antígona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!