ANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARES

Páginas: 18 (4266 palavras) Publicado: 14 de julho de 2013













ANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARES
























ANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARES





























SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO...........................................................................................
2. ANÁLISE DA OBRA .................................................................
3. CONCLUSÃO ........................................................................................
4. REFERÊNCIAS .........................................................................................1. INTRODUÇÃO


Este artigo intitulado “Antígona, uma precursora na defesa dos valores familiares”, apresenta um estudo mais detalhado da obra Antígona de Sófocles. A obra faz parte da Trilogia Tebana, uma tragédia do próprio autor, que teve sua primeira apresentação em Atenas 441 a.C., destacando neste trabalho, o papel da personagem Antígona,filha de Édipo e Jocasta, e a relação conflitante com seu tio, o rei de Tebas, Creonte.
O presente artigo tem por objetivos destacar e analisar na obra, o conflito que circunda Antígona e Creonte, seu tio, na defesa de seus direitos. Antígona pelos valores familiares e Creonte no cumprimento de seu decreto, reforçando as falas e ações da personagem Antígona para materializar sua posição.
Osirmãos de Antígona, Etéocles e Polinices, lutam bravamente pelo reinado de Tebas. Ambos morrem deixando o trono para o sucessor, Creonte, irmão de Jocasta, sua mãe.
Creonte decretou uma lei que dizia que somente Etéocles teria direito ao serviço fúnebre e que Polinices não era merecedor, pois lutara contra o governo e, quem o fizesse morreria. Antígona demonstra muita coragem e determinação, poisao saber do decreto, decide enterrar seu irmão em defesa da família, dos seus valores e de sua religiosidade mesmo sabendo que seu destino seria a morte.
O trabalho será apresentado através da leitura de Antígona de Sófocles, com a tradução de Mario Da Gama Kury, leitura de teóricos e pesquisa em livros e internet analisando principalmente as citações de fala entre os personagens de Antígona eCreonte que reforçam o confronto entre eles para a defesa de seus direitos sejam eles dos valores familiares ou em defesa das leis decretadas.









2. ANÁLISE DA OBRA

Sófocles nasceu em 496 a.C, em Colono, imediações de Atenas. Foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga. Aos 16 anos, estava pronto para competir com dramaturgos famosos como Ésquilo e foi ele mesmo quem perdeu o1° prêmio para o jovem Sófocles. Ele sempre trabalhava interpretando suas próprias peças. Foi muito querido do povo de Atenas, pertencendo à longa linhagem de escritores. Na época, Atenas foi bem desenvolvida culturalmente. Exerceu papel de grande importância e destaque na vida pública.
Foi vinte e quatro vezes vencedor de concursos dramáticos e o primeiro foi em 469 a.C., derrotandoseu mestre Ésquilo. Morreu em 406 a.C. em Atenas. Sófocles acredita que o homem está no centro do mundo.
Obteve grande reconhecimento da sociedade atenista devido a seu talento ao criar sátiras e tragédias. Uma dessas tragédias, criada por Sófocles, foi Antígona. Nesta narrativa, Sófocles desenvolve uma característica de defesa, delicada e compreensiva pela figura feminina. Antígona revela-secomo uma das grandes tragédias da literatura grega, foi escrita em 442 a. C., (século V). Antígona, filha de Édipo e Jocasta, tem por irmãos a Ismene, Etéocles e Polinices. Nesta tragédia, Sófocles se dedica a um conflito básico existente entre Antígona e Creonte, seu tio e rei de Tebas. Após a morte de seu pai Édipo, ficou acertado que seus irmãos governariam Tebas, alternadamente, e quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Defesa de antígona
  • Defesa antigona
  • Defesa de antigona
  • A defesa de antigona
  • Valores Familiares
  • Valores familiares
  • Resenha crítica em defesa de antígona
  • Defesa em favor de antigona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!