Antídoto contra despejo

Páginas: 3 (618 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Quem anda hoje pelas ruas arborizadas de Brás de Pina, antiga princesinha do subúrbio da Leopoldina, não imagina que há pouco mais de 30 anos o bairro era dominado por uma grande favela e que seusmoradores correram sério risco de serem removidos para conjuntos habitacionais da Zona Oeste. Era final dos anos 60, auge da ditadura militar. Cerca de 30 favelas da cidade já haviam sido extintas,entre elas, Catacumba, Praia do Pinto e Esqueleto. Brás de Pina seria a próxima da lista. Os moradores não aceitavam a remoção e exigiam uma alternativa. Foi quando entrou em cena o Quadra - grupo dearquitetos comandado pelo professor de urbanismo e antropólogo Carlos Nelson Ferreira dos Santos. Eles tinham outros planos para a favela.

Carlos Nelson acreditava que a favela deveria ser um"investimento social", como declarou certa vez o urbanista Augusto Ivan. E assim foi. O urbanista-antropólogo propôs um projeto completamente inovador: os próprios moradores da favela de Brás de Pina ficariamresponsáveis por desenhar as melhorias para suas casas. Os arquitetos do Quadra apenas adaptariam as plantas de acordo com as necessidades técnicas e particularidades de cada imóvel. Hoje é impossíveldizer o que era favela e o que virou bairro.

Moradores desenham nova urbanização, anos 80
Moradores desenham nova urbanização, anos 80

Os arquitetos que trabalharam na urbanização de Brás dePina foram contratados pelo Governo Estadual através da Companhia de Desenvolvimento de Comunidades (Codesco), criada em 1967, durante o regime militar. A Codesco trabalhava diretamente com asassociações de moradores e foi responsável também pela reforma das favelas do Morro União e Mata Machado. Em Brás de Pina, a Codesco fez todo o levantamento sobre a localização das casas e condições do sistemade água e esgoto. Os arquitetos do Quadra trabalharam na comunidade durante cinco anos. Os projetos da Codesco seriam depois encerrados com a mudança de Governo.

O caso da antiga favela de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contra razões despejo
  • Texto do paulo freire ( um poderoso antídoto contra a violência da escola e na escola
  • A pedagogia dialógica de paulo freire : um poderoso antídoto contra a violência da escola e na escola.
  • Agravo de instrumento art 522 CPC contra decisão de despejo em ação reivindicatória
  • despejo
  • Despejo
  • Despejo
  • despejo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!