ANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARES

4266 palavras 18 páginas
ANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARES

ANTÍGONA, UMA PRECURSORA NA DEFESA DOS VALORES FAMILIARES

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...........................................................................................
2. ANÁLISE DA OBRA .................................................................
3. CONCLUSÃO ........................................................................................
4. REFERÊNCIAS .........................................................................................

1. INTRODUÇÃO

Este artigo intitulado “Antígona, uma precursora na defesa dos valores familiares”, apresenta um estudo mais detalhado da obra Antígona de Sófocles. A obra faz parte da Trilogia Tebana, uma tragédia do próprio autor, que teve sua primeira apresentação em Atenas 441 a.C., destacando neste trabalho, o papel da personagem Antígona, filha de Édipo e Jocasta, e a relação conflitante com seu tio, o rei de Tebas, Creonte.
O presente artigo tem por objetivos destacar e analisar na obra, o conflito que circunda Antígona e Creonte, seu tio, na defesa de seus direitos. Antígona pelos valores familiares e Creonte no cumprimento de seu decreto, reforçando as falas e ações da personagem Antígona para materializar sua posição.
Os irmãos de Antígona, Etéocles e Polinices, lutam bravamente pelo reinado de Tebas. Ambos morrem deixando o trono para o sucessor, Creonte, irmão de Jocasta, sua mãe.
Creonte decretou uma lei que dizia que somente Etéocles teria direito ao serviço fúnebre e que Polinices não era merecedor, pois lutara contra o governo e, quem o fizesse morreria. Antígona demonstra muita coragem e determinação, pois

Relacionados

  • Artes cênicas
    117786 palavras | 472 páginas