Ansys - modelamento matematico valvula de compressor de ar

1450 palavras 6 páginas
Sumário

1. Introdução

A tecnologia CFD – do inglês Computational Fluid Dynamics – consiste na solução computacional por métodos numéricos das equações diferenciais que regem a mecânica de fluidos. Esta tecnologia permite a solução computacional por métodos numéricos das equações diferenciais, conhecidas cientificamente como equações de Navier-Stokes, que regem a mecânica de fluidos.
Um software comercial comumente utilizado para a este tipo de análise é o Ansys CFX®, que permite que os resultados sejam apresentados na forma de gráficos, que facilitam a gestão visual do problema e possibilita o estudo de um produto antes dele ser fabricado.
A geometria pode ser elaborada no próprio Ansys® ou em outro software. O tempo de processamento para obterem-se os resultados depende diretamente da quantidade de nós e elementos existentes na malha. Quanto maior a quantidade de nós e elementos, maior o tempo para o computador mostrar os resultados. Caso o modelo seja simétrico, é possível utilizar uma parte do desenho, fazendo com que a análise seja concluída em menor tempo e com maior precisão; o software divide esse desenho em pequenos elementos, unidos por nós, e forma uma malha. O cálculo do deslocamento de cada um dos nós e as tensões são obtidas através dos estudos.
A análise se divide em três etapas distintas são elas: o pré-processamento, solução e pós-processamento.
No pré-processamento se deve definir: a geometria, tipo de análise, malha, propriedades dos materiais e condições de contorno. Na solução se deve definir o tipo de solução desejada (equações lineares ou não lineares) para se obter os deslocamentos nodais. No pós-processamento se podem obter outros tipos de resultados tais como, tensões, fluxo de calor, convergência, fatores de segurança, etc.
O programa pode não realizar a análise por motivos tais como: má formação dos elementos (devido geralmente aos erros geométricos), insuficiente espaço em disco ou memória RAM e

Relacionados

  • transcal
    17810 palavras | 72 páginas
  • ementas disciplinas ufabc BC&T - bct
    60539 palavras | 243 páginas
  • estudante
    128507 palavras | 515 páginas
  • Projeto pedagógico ufabc engenharias
    81698 palavras | 327 páginas