Anpedinha Flavia Iolanda Final

2870 palavras 12 páginas
A HISTÓRIA DE UM GRUPO, UM GRUPO NA HISTÓRIA: O ACOMPANHAMENTO NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM GRUPO GESTOR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFRJ Iolanda Silva Menezes de Araujo – PPGEduc/UFRRJ
Flávia Miller Naethe Motta - PPEGEduc/UFRRJ
Eixo Temático: Eixo 2- Pesquisa e Práticas Educacionais
Categoria: Pôster
RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo acompanhar e registrar a história do Grupo Gestor e o desafio na reestruturação da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro após sua aprovação como Órgão Suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Registrar as tensões, conflitos e decisões que acompanharam a constituição desse grupo, bem como os resultados alcançados sua gestão são os objetivos perseguidos. Será um estudo de caso em uma escola de educação infantil universitária que acompanhará a implementação do Grupo Gestor, desde a escolha de sua composição participativa, dos aportes teóricos e legais para a composição do mesmo, bem como a análise das discussões levantas no decorrer dos seus encontros, através da atuação no campo, fazendo uma pesquisa intervenção.
Situada no campo da política, a pesquisa perpassa também o campo da linguagem. No primeiro dialoga com os documentos oficiais: Constituição Brasileira, a LDB, o PNE e as orientações MEC/SEB. Dialoga ainda com estudos que discutem a gestão democrática na escola, direitos e a democracia (Paro, Freire, Cury, Lück, dentre outros).
No campo da linguagem, recorremos a Bakthin que revela que a enunciação é histórica e está submetida à ordem da história. Por fim, a escolha por Walter Benjamim busca uma aproximação às suas ideias a respeito da educação, infância, linguagem, literatura, experiência, cultura e principalmente a ênfase dada ao diálogo.
Palavras chaves: Grupo Gestor, Gestão Democrática, Diálogo

A HISTÓRIA DE UM GRUPO, UM GRUPO NA HISTÓRIA: O ACOMPANHAMENTO NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM GRUPO GESTOR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFRJ Iolanda

Relacionados