Anotações sobre Peaget

2854 palavras 12 páginas
Desafio profissional é uma proposta avaliativa baseada em problemas que visa o desenvolvimento de competência acadêmicas e profissionais relacionadas a um conjunto de saberes evidenciados em um bloco de disciplina curriculares.

Objetivos do desafio profissional: romper com modelo tradicional de avaliação pautada em conteúdos estritamente curricular, sistemática, linear e que evidenciam um padrão de resposta indissociável do conteúdo.

Formar profissionais capazes de confiar mais em sua qualificações e em suas competências, apto a competir em cenários complexos, de resolver problemas que por sua natureza e freqüência são prototípicos de cada cenário.

Relevância do Desafio Profissional: Para a COLL (2010:190) as novas exigências educacionais colocadas na sociedade do conhecimento requerem o desenvolvimento de competências e aprendizagem dotada de significado e funcionalidade que estabelece pontes entre a vida real e acadêmica, com destaque para medição, tutoração e comunicação neste processo.

Problem Based learning (PBL): A metodologia de aprendizagem baseada em problemas (distinta da análise de casos) tem como principal prerrogativa que o aluno seja colocado como aprendiz ativo.
A atividade favorece a aprendizagem a partir de um processo ativo e construtivo que mobiliza o aluno a pensar e atuar por si mesmo.

Disciplinas Norteadoras: Conjunto de disciplinas que fornecem os conteúdos que dão sustentação teórica para resolução de problemas envolvidos no desafio Profissional.
A teoria que envolve estas disciplinas é disponibilizada por meio de videoaulas, caderno de atividades, livros, textos, roteiro de estudos e outros materiais instrucionais.

Narrativa: Primeiro elemento apresentado no DP.
Apresentar uma estreita relação com a realidade
O caráter realista da proposta tem o objetivo de aproximar o aluno das suas próprias experiências, e possui a finalidade de confrontar o estudante com uma experiência complexa, frequentemente incerta, que apresenta ambiguidades

Relacionados

  • Projeto
    692 palavras | 3 páginas
  • Secretariado escolar
    2080 palavras | 9 páginas
  • Movimento voltado para prática educacional
    6497 palavras | 26 páginas