ANOTAÇÕES DE AULA ECONOMIA MICRO E MACROECONOMIA ALTERADO 16 08 2014 3

4083 palavras 17 páginas
ECONOMIA MICRO E MACROECONOMIA
Francisco Constantino Crocomo1
1 Economia e Ciência Econômica

A palavra “economia ”deriva da junção dos termos gregos “oikos” (casa) e “nomos” (costume, lei), o que pode ser entendido, de forma geral, como a adoção de regras ou mesmo organização e administração da casa. A atividade econômica sempre esteve presente na vida do homem. Essa atividade envolve a relação do homem com seu meio, tanto com os recursos naturais, como a intrincada relação na comunidade, envolvendo a própria relação interpessoal e aquelas com a representação do governo, firmas e demais instituições criadas pelo homem longo da história da humanidade.
O Quadro 02 mostra as principais escolas da economia e os pensadores que registraram a evolução da atividade econômica ao longo da história. Ressalta-se que no período que abarca a antiguidade até o mercantilismo, passando pela idade média, as relações entre os homens, sociedade e instituições referentes ao trabalho, o processo da busca de renda, sobrevivência e acumulação eram registradas ainda de forma fragmentada, e sem a adequada formalização da teoria econômica. As formatações de teorias que vieram a dar o caráter de ciência para a economia se iniciaram na chamada escola clássica, fase do liberalismo.
A formação dos pensadores desse período era a naturalista, e associavam o funcionamento da economia ao sistema natural. Desta forma estudaram a lógica do sistema econômico através de esquemas, como por exemplo o tableau economic de François Quesnay, que mais tarde veio a ser a base da matriz insumo-produto, que hoje é utilizada para a contabilidade de todas as nações no mundo capitalista.
Essa visão naturalista também fazia com que o Estado não interferisse no processo de produção nas comunidades, ele deveria somente se ater aos aspectos não produtivos da economia, ou seja, quaisquer medidas ou intervenção do governo causaria desequilíbrio ao sistema, portanto esse corpo de pensadores defendia a liberdade do setor

Relacionados