anotaçãoaaaaaaaaaaaaaasdafdafas

353 palavras 2 páginas
Anotação de Aula

As Lutas Operárias no Início do Século XIX

Data de Entrega: 6/12/2012

Nº 16
3º Ano A

Na Europa no início do século XIX, haviam os proletários que eram trabalhadores que somente ofereciam a força de trabalho física, e o conjunto desses trabalhadores era denominado de Proletariado. O Proletariado foi fruto das revoluções industriais.
A Revolução Industrial foi um processo que aumentou o desempenho produtivo devido ao desenvolvimento de novas tecnologias que substituíam a mão de obra humana. Ela teve início na Inglaterra no século XVIII.
A partir da Revolução Industrial, foi possível separar o capital do trabalho sendo que o capital pertencia às indústrias.
Após a Primeira Revolução Industrial, os trabalhadores trabalhavam em condições desumanas como, por exemplo: jornadas de 12 à 18 horas de trabalho, salários baixíssimos, sem direitos trabalhistas (férias, 13º, seguro saúde, licença maternidade e etc.) e insalubridade. Os donos das indústrias também preferiam contratar as mulheres e as crianças pois elas recebiam um salário menor e também obedeciam mais seus chefes.
Devido à essas condições de trabalho, o Proletariado reage à essas condições e eles começam pelo Ludismo que foi um movimento que ia contra o trabalho feito pelas máquinas e começou na Inglaterra. Os trabalhadores se revoltavam e quebravam as máquinas das indústrias, acreditando que esse ato poderia melhorar suas condições de trabalho. Depois ocorreu o Cartismo, que foi outro movimento e também ocorreu na Inglaterra, onde os trabalhadores publicaram uma carta denominada de Carta do Povo, e essa carta exigia que os trabalhadores tivessem a participação política no parlamento. Os trabalhadores acreditavam que eles podiam negociar com os burgueses, porém os dois grupos tinham interesses opostos. Sendo assim, a Carta do Povo não teve retorno. Por fim, vieram as Trade Unions que foram criadas pelos trabalhadores e no futuro geraria os sindicatos. As

Relacionados