Anota es KOTSCHO

869 palavras 4 páginas
Bruno Andrade 03/02/2015
Anotações sobre o livro A PRÁTICA DA REPORTAGEM - KOTSCHO
Capítulo 01 – Uma opção de vida
>> “Antes de ser mera opção profissional, este ofício é uma opção de vida. Os mais velhos falavam que o jornalismo é um sacerdócio”. Resposta que Kotscho dava quando perguntavam sobre a profissão.
>> “Ser repórter é a arte de informar para transformar”
>> “Jornalismo não é uma ciência exata. As técnicas, qualquer um aprende em pouco tempo. Mas, antes de começar a escrever, o repórter tem que definir bem definido porque escolheu essa profissão” O autor até faz uma brincadeira dizendo que se você procura uma profissão que dê muito dinheiro (pensando que jornalismo é essa profissão), melhor desistir logo.
>> o autor irá procurar responder nesse livro as perguntas mais frequentes dos alunos e profissionais sobre a profissão de repórter.
Capítulo 02 - O dia-a-dia
>> “O que realmente diferencia um jornal do outro, e, em consequência, um repórter do outro, é a sua capacidade de transformar os pequenos fatos que fazem o dia-a-dia da cidade, do país e do mundo em matérias boas de ler”.
>> Sobre A PAUTA o autor diz que ela não cai do céu. O repórter tem que ir atrás, buscar, TER INICIATIVA. O autor comenta que a pauta também serviu para acomodar o repórter que se tornou um mero cumpridor de ordens .
>> “A melhor solução é... garimpar bons assuntos, cultivando suas fontes, mantendo as antenas ligadas dia e noite... o repórter tem que chegar cedo ao jornal e ir logo propondo uma boa matéria para fazer”
>> lugar de repórter é na rua. Simples, porque na rua é que as coisas acontecem, a vida se transforma em notícia. Mesmo um assunto rotineiro como uma enchente na cidade.
>> “O cartaz de ônibus-exposição Maravilhas e mistérios da natureza, anuncia que ele ficará poucos dias nesta cidade”. Se demorar muito poderá ser levado na próxima enxurrada.
>> “Não existem fórmulas científicas no jornalismo, especialmente na reportagem: cada história é uma história e

Relacionados

  • Paulo Freire
    33238 palavras | 133 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • Livro De Jornalismo 11
    143512 palavras | 575 páginas
  • ACS
    88279 palavras | 354 páginas