Anos de ouro do rádio

Páginas: 13 (3004 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Anos de Ouro do Rádio

RESUMO
Esse artigo faz uma análise sobre a realidade do rádio na década de 40 no Brasil, época essa que foi de grande destaque, denominada como a “era de ouro” do rádio. Após um breve esclarecimento sobre a chegada e as funções básicas do rádio no Brasil, é feita uma análise sobre o radiojornalismo, fator de grande importância, e destacando os grandes formatos deprograma de entretenimento, são eles: as radionovelas, música, programas humorísticos, programas de calouros. Mesmo como um meio de grande sucesso o rádio é atingido pela chegada da TV, tendo nela o início da decadência dos “anos dourados”.

PALAVRAS-CHAVE: rádio; ouro; entretenimento.

TEXTO DO TRABALHO
A estreia do rádio se deu em 07 de setembro de 1922, ano de comemoração do I Centenário daIndependência do Brasil, no Rio de Janeiro, onde as pessoas puderam ouvir a transmissão pública do discurso do presidente atuante Epitácio Pessoa, além de trechos da Ópera O Guarany, realizada do Teatro Municipal, que contava com 80 receptores, alguns deles espalhados nas praças publicas. Devido ao sucesso dessa transmissão, no ano seguinte foi fundada por Roquette Pinto a primeira emissora de rádiodo Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Alguns registros afirmam que a rádio Clube de Pernambuco foi a pioneira, surgindo cronologicamente em 1919, mas como a rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi a primeira a irradiar uma transmissão oficial, essa se tornou a referência.
A principio o rádio é voltado para a elite, devido a dificuldade de adquiri-lo, como também a linguagem usada. RoquettePinto afirma que o rádio é a informação para os que não leem, e acreditava que esse veículo comunicativo poderia ser um grande difusor de cultura, e informação, incluindo também a história brasileira. O que se transmitia no rádio era bastante rebuscado e erudito, pois Roquette Pinto trazia pessoas cultas, para expor opiniões, em que focava na elite brasileira, pois a população massificada, não estavahabituada a esse tipo de linguagem. Mas as emissoras queriam se tornar populares, então utilizaram um recurso, que era realizar transmissões especiais com a instalação de alto falantes, permitindo um número maior de pessoas ouvirem.
Essa preocupação em atingir cada vez mais um número maior de ouvintes, permitindo a difusão do conhecimento, estimulou a popularização do rádio, mas essedesenvolvimento foi freado, por motivos técnicos e pela turbulência política, em que o Estado via o rádio como um potencialmente perigoso veículo de comunicação, de divulgação dos fatos e de propagação ideológica contra o poder vigente. Então o governo cria um decreto (n. 16.657 – 5/11/1924) que limita a transmissão a programas com finalidade educativa, científica e artística, ficando estritamente proibidoa disseminação de noticias de cunho político, sem autorização do governo.
O rádio com suas funções de informar, entreter e educar, se tornou o Mass Medium mais importante da década de 40. É nessa fase que ele está consolidado e vive sua “era do ouro”. Essa é a época dos espetáculos, das grandes produções do rádio, que vai de radionovelas aos programas de auditórios, se fazendo tão presente nocotidiano dos ouvintes que passa a lançar modismos. Também havia uma grande preocupação com a informação e a noticia que antes se fazia presente apenas nos veículos impressos.
Foi então que se percebeu a potencialidade da notícia através de rádio, pois na década de 40 a população brasileira era composta por cerca de 56% de analfabetos, que tornou o rádio o maior difusor de informações. Por issoa maioria das pessoas tinha o rádio como referencia para busca de informação, já que não conseguiam ler os impressos. Partindo desse pressuposto o radiojornalismo passa a ser estruturado, e inicialmente as notícias eram retiradas dos jornais, onde as emissoras limitavam-se a expor apenas as fatos, já anteriormente noticiados pelo impresso, sem ajustar o texto ao veículo, tal método era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anos de ouro
  • Anos de chumbo ou anos de ouro
  • Repórter Esso na Era de Ouro do Rádio
  • Keynesianismo anos de ouro
  • Radio Anos 30
  • Rádio renovação aos 90 anos
  • 7º ano
  • apresentação da revista da USP de 80 anos do rádio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!