Anos 50: A mulher como mãe, esposa e dona de casa

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
Anos 50: A mulher como mãe, esposa e dona de casa

Alinne Meneses da Rocha1




Resumo
O presente artigo tem como objetivo contextualizar a mulher da década de 50, abordando certos costumes e valores que definiam o seu papel na sociedade. Como método de investigação utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Com isso buscou-se descrever as regras de comportamento exigidos das moças queidealizavam um bom casamento, assim como os preceitos de postura exigidos pela mulher casada. Percebeu-se assim, que na década de 50 o papel feminino era bastante limitado, restringindo-se apenas as ocupações domésticas e o cuidado dos filhos e do marido.

Palavras-chave: anos 50, mulher, padrões, comportamentos.

Abstract
This article aims to contextualize the woman of the 50s, addressing certaincustoms and values ​​that defined its role in society. The method of investigation used the literature. Thus we attempted to describe the rules of behavior required of the girls who idealized a good marriage, as well as the precepts of posture required by married woman. It was felt therefore that in the 50s the female role was quite limited, being restricted to only the domestic duties and care ofthe children and husband.

Keywords: 50s, woman, standards, behaviors.

_________________
1 Estudante do curso de Serviço social da Universidade Federal do Piauí. Técnica em Vestuário pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.
1. Introdução

A década de 50 é marcada pelo fim da segunda guerra mundial em 1945. Difundia-se em todo o mundo ocidental um espírito deotimismo e de esperança, um novo modo de viver propiciado pela produção em massa de bens manufaturados de uso pessoal e doméstico (Kornis, 2001).
No Brasil, essas transformações foram se consolidando ao longo da década de 1950, na qual houve ascensão da classe média resultado do crescimento urbano-industrial. “Conceitualmente, é caracterizada por representar uma vitrine da boa vida diante do mundoatrasado [...] é um retorno as formas tradicionais de vida abaladas pela grande guerra’’ (Garcia, 2000).
A identificação dos chamados "anos dourados" com o espírito otimista que consagrou o governo de Kubitschek, através de discursos políticos com ideais de democracia e participação. Segundo Bassanezi (1997, p. 608) “Em geral, ampliaram-se aos brasileiros as possibilidades de acesso a informaçãolazer e consumo. As condições de vida nas cidades diminuíram muitas das distâncias entre homens e mulheres...”.
Contrariando essa situação de progresso, no Brasil as diferenças entre homens e mulheres continuavam nítidas. O trabalho da mulher, ainda que cada vez mais comum, continuava cercado de preconceitos, a elas eram delegados os papéis femininos tradicionais de mãe, dona de casa e esposa,pois “... o trabalho fora de casa masculiniza” (Revista Querida, 1955). Aos homens ficava encarregado o desfrute da total liberdade sexual e sustento da família: “uma vez casado (o Homem), deverá fazer face a todas as despesas” (Jornal das moças, 1955).

As revistas da época como Jornal das moças, Claudia, Querida, Você, Vida domestica e as seções para mulher de O cruzeiro, ratificavam essarealidade das mulheres de classe média, pois seu conteúdo impunha uma serie de padrões de comportamento a mulher desde sua infância até o casamento. Nessas revistas o trabalho feminino era condenado, a sexualidade feminina reprimida e o casamento era ressaltado com auge da felicidade da mulher, devendo ser zelado unilateralmente por elas: “Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrarseu carinho e provas de afecto” (Revista Claudia, 1962).

Ser mulher na década de 50 era ter o espírito feminino da época, idealizado pelo instinto materno, pureza, obediência e doçura. A mentalidade dos anos dourados era de que a mulher nasce para casar, ser mãe e dedicar-se ao lar, realidade essa tida como natural e incontestável.
Uma mulher realizada era aquela que desde a infância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mulhers com amis de 50 anos
  • A Personalidade da mulher nos anos 50
  • Representação da Mulher no cinema:até aos anos 50
  • DONA-DE-CASA
  • Donas de casa
  • Dona de casa
  • anos 50
  • Anos 50

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!