anonymos

Páginas: 2 (291 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Introdução
As superfícies de peças apresentam irregularidades quando analisadas em detalhes. Estas irregularidades são provocadas por sulcos ou marcas deixadas pela ferramenta que atuounasuperfície da peça ou seu processo de fabricação.
A rugosidade por exemplo, é uma dessas irregularidades que podem ocorrer em uma peça, e seu estudo é de suma importância ,especialmente quando se lidacompeças que serão acopladas com outras no futuro, ou inclusive, se serão partes de um instrumento de medição, por exemplo, onde a precisão dimensional, forma e posição devem ser garantidas paraofuncionamento do instrumento.
A rugosidade superficial é função de diversos fatores:
- Tipo de ferramenta
-Tipo de acabamento
- Processo de fabricação utilizado
Rugosidade superficial é o conjuntodeirregularidades repetidas em ondas de comprimento semelhantes à sua amplitude.
Rugosímetro é o aparelho que serve para medir a superfície da amostra em contato, que além de ser registrada, amediçãoapresenta também um gráfico que é importante para medições mais aprofundadas.



O processo de funcionamento de um rugosímetro se dá pelo percorrimento da superfície em questão por umapalpador,acompanhado de um guia (patim).
O apalpador acompanha a rugosidade , a guia (patim) acompanha as ondulações da superfície, enquanto a agulha cria impulsos elétricos criados a partir de seumovimento, quesão registrados no marcador e em um gráfico, este que, pode apresentar vários percursos e/ou comprimentos.

Percurso de apalpamento (Lt): É o caminho total percorrido pelo sistema de mediçãoPercursoinicial (Lv): Serve apenas para uma primeira calibração do dispositivo.
Percurso de medição (Lm): É a extensão do trecho útil do perfil de rugosidade, usado diretamente na avaliação.Percurso final(Ln): Serve para permitir o amortecimento das oscilações elétricas e mecânicas finais do sistema de medição.
Comprimento de amostragem (Le): Equivalente à 1/5 do percurso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!