Anomia Social em Laranja Mecaninca

501 palavras 3 páginas
Anomia Social
De acordo com o que se diz Émile Durkheim, ressaltado em suas duas obras “A Divisão do trabalho” e “Suicídio”, anomia social seria uma desordem das normas de certa sociedade, esse termo é também utilizado para designar grupos patológicos dentro da sociedade.
No filme “Laranja Mecânica”, Alex e sua gangue de não utilizavam da violência apenas para fins sociais, mas sim para prazer próprio.
O filme se passa em uma era futurística, onde se encontra uma falha no sistema familiar, religioso e politico, que acarreta certo descontrole sobre a administração da sociedade em que se passa a história, e que ao mesmo tempo é uma organização baseada em “Violência pela violência”.
No filme também podemos encontrar falhas no sistema penitenciário. Alex comete vários crimes sem ser descoberto, até que um dia mata uma mulher em um de seus ataques, sendo traído por seus parceiros, e preso. É destacado no filme a questão de que a prisão de Alex não teve como objetivo principal sua reabilitação na sociedade, e sim sua punição.
É condenado a 14 anos de prisão, até que aparece uma nova metodologia que prometia reabilitar o indivíduo de forma que o objetivo é adapta-lo a sociedade de forma que o faça seguir os padrões sociais, sem a tão destacada anomia social, mesmo que os métodos utilizados não sejam totalmente éticos.
Nomeado de método Ludovico, consistia em um tipo de lavagem cerebral, em que Alex era submetido a assistir filmes extremamente violentos, sem poder desviar o olhar, sob efeitos de remédios que causavam enjoo, associando-os com as cenas vistas.
Assim retomamos ao termo “Violência pela violência”. Para a sociedade, os crimes que Alex cometia era extremamente inaceitável, porém é muito contraditório, já que método como o Ludovico era justificável, pelo fato de que o estado o utilizava para o bem da sociedade que passava por um momento de anomia.
“O novo Alex é como uma “laranja mecânica”, sem livre-arbítrio, incapaz de reagir à violência que o cerca, e,

Relacionados