Anomalis Congênitas

463 palavras 2 páginas
Poliana Oliveira Tosta

Anomalias Congênitas

Trabalho apresentado como exigência para obtenção parcial de avaliação na disciplina de Embriologia aplicada do bacharelado superior em Biomedicina da
Universidade de Franca.
Prof. Gustavo Rafael Mazzaron
Barcelos.

UNIFRAN
2013

Anomalias Congênitas

- Definição de teratogênese.
É o estudo dos aspectos do desenvolvimento embrionário anormal, inclusive as causas e patogênese das malformações congênitas. Um conceito fundamental em teratologia é que certas fases do desenvolvimento embrionário são mais vulneráveis aos teratógenos. (ex: drogas e vírus) do que outras. Apesar de o embrião humano estar bem protegido no útero, certos agentes ambientais, os teratógenos podem causar perturbações do desenvolvimento após a exposição materna a eles. Um teratógeno é qualquer agente que possa produzir uma anomalia congênita ou elevar a incidência de uma anomalia na população.
- Período da gestação que ocorre a teratogênese.
Se desenvolvem entre a quarta e a oitava semana, podem induzir ou aumentar a incidência de malformação congênitas.

- Principais compostos teratogênicos e seus mecanismos de ação (pelo menos três compostos).
Álcool: Síndrome do alcoolismo fetal (FAS): crescimento intra-uterino retardado ( IUGR ) ; retardo mental, microcefalia; anomalias oculares; anormalidades das articulações; fissuras palpebrais curtas.O alcoolismo é um problema de abuso de droga que afeta de 1 a 2% das mulheres em idade de ter filhos. Tanto níveis moderados quanto altos níveis de ingestão durante o início da gravidez podem resultar em alterações do crescimento e da morfogênese do feto, quanto maior a ingestão, mais graves os sinais.

Talidomida: Desenvolvimento anormal dos membros; meromelia (ausência parcial) e Amélia (ausência completa); anomalias faciais; anomalias sistêmicas ex: defeitos cardíacos e renais.

Andrógenas e altas doses de progestágenos: Gruas variáveis de masculinização de fetos

Relacionados

  • TABELA DE SINDROMES CROMOSSÔMICAS AUTOSSOMICAS:
    1283 palavras | 6 páginas
  • Sindrome da deleção de cromossomos
    1417 palavras | 6 páginas
  • Lc3a9vi Strauss Claude As Estruturas Elementares Do Parentesco
    246127 palavras | 985 páginas