Anomalia das Vértebras

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Anomalias das Vertébras
Espinha Bífida
Espinha bífida é uma má formação congênita que ocorre durante o primeiro mês de formação do bebê, proveniente de um defeito causado por formação incompleta das estruturas que protegem a medula. Caracteriza-se pela presença de uma abertura na coluna para o exterior, devido ao canal vertebral (tubo neural) não fechar na totalidade. Há a formação de umasaliência mole (cisto), uma vez que o tecido nervoso salta pelo orifício causado pela malformação, deixando a medula espinhal sem proteção. É uma das lesões mais comuns da medula espinhal, podendo ocorrer em toda a extensão da coluna espinhal, já que não há proteção óssea.
Esta malformação pode apresentar diferentes graus de comprometimento neurológico, dependendo da localização e extensão da lesão(devendo ser encerrada cirurgicamente nas primeiras 24 horas de vida). A prevalência é de um nascimento para cada 800 (no Brasil em 2007, segundo DataSUS).
Possíveis causas
Embora não se conheça com precisão a causa deste tipo de defeito congênito, entre os principais fatores estão:
- Genéticos (pois existem famílias que são bastante afetadas por casos de espinha bífida);
- Ambientais (é maiscomum em crianças que nascem no inverno);
- Mãe é muito jovem ou de idade mais avançada;
- Mães diabéticas ou que fazem uso de fármacos para convulsão;
- Filhos de mulheres com carências nutritivas ao longo da gestação (principalmente ácido fólico);
- Déficit de ácido fólico no organismo da mãe;
- Ingestão de álcool por parte da gestante nos primeiros meses de gravidez.
Espinha Bífida OcultaA espinha bífida oculta, a forma mais comum e menos grave da doença, caracteriza-se por um pequeno defeito na extremidade inferior da coluna vertebral, que não costuma ser acompanhado por alterações na medula espinal ou nas meninges, as membranas que a revestem. Não há a formação de cistos e a malformação vertebral costuma ser recoberta por pele normal. Freqüentemente existe algum tipo de anomaliana pele que indica a existência da malformação e que são chamados de estigmas cutâneos, estes podem ser bolas de gordura, pequenas cavidades ou buracos na pele, pequenas veias anormais, tufos de pelos, etc. As formas mais comuns são os Lipomas ou Lipomeningoceles. Normalmente, o defeito é tão ligeiro que passa praticamente despercebido exteriormente. Esta alteração pode não ser percebida durantea vida inteira do indivíduo e vir a ser relacionada a problemas neuromusculares ou esqueléticos. Como a espinha bífida oculta apenas se manifesta quando as estruturas nervosas presentes na coluna já estão devidamente desenvolvidas, normalmente não provoca problemas neurológicos e, quando estes surgem, costumam ser ligeiros.
ESPINHA BÍFIDA CÍSTICA
Espinha bífida cística ou aberta: uma forma maisou menos grave da doença, caracteriza-se por um defeito de maiores dimensões localizado na extremidade inferior da coluna vertebral, o que provoca a formação de uma abertura por onde sai um saco de uma hérnia que, ao sobressair, forma um volume na zona inferior das costas. Como existem vários elementos no interior deste quisto, na maioria das vezes repleto de líquido cefalorraquidiano, é possíveldistinguir vários tipos de alterações. A espinha bífida aberta é dividida em:
a) Meningocele: quando apenas contém parte das meninges que rodeiam a medula espinhal, que por vezes apenas se evidenciam através de um defeito na pele. Esta deformidade pode vir acompanhada de alterações neuromusculares. A meningocele também não costuma provocar alterações neurológicas, sendo menos saliente quando amedula e as raízes espinais alcançam um desenvolvimento normal. No entanto, tanto no caso da espinha bífida como no do meningocele existe o risco de a medula e raízes espinais serem danificadas por traumatismos na zona ou serem comprimidas por um tumor adjacente.
b) Mielomeningocele: é a forma mais comum de espinha bífida cística e também a mais grave. Além das anomalias espinhais, a porção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vertebras
  • Vertebras
  • Vertebras
  • vértebras
  • Vertebras
  • vertebras
  • vertebras
  • Anomalias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!