anogvv

2006 palavras 9 páginas
Para atendermos às exigências das organizações, que buscam profissionais mais flexíveis e dinâmicos, precisamos nos familiarizar com uma sigla muito utilizada entre os profissionais de recursos humanos, é o famoso CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Podemos dizer que a Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, utilizados estrategicamente, permitem atingir com sucesso os resultados esperados pela empresa.
Mas eu diria que não é tão simples assim definir só com palavras o real significado de competência. Podemos definir competência individual, como o uso dos conhecimentos, das capacidades e comportamentos que os indivíduos adotam voluntariamente no desempenho de atividades e tarefas e perante os contextos de trabalho da organização.
A comunicação é um processo que envolve codificação (formação de um sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens. Essas mensagens permitem a troca de informações entre os indivíduos.
A comunicação não é constituída apenas de código verbal. Também utilizamos para a comunicação expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais. A interação social depende da comunicação. As pessoas podem estar na presença física uma das outras, mas se de algum modo não considerarem esta proximidade, não estarão interatuando. De acordo com Gahagan (1976, p.36) “a interação social nos seres humanos depende tanto da linguagem como de pistas fornecidas pelos movimentos corporais.”
Sabemos que todas as espécies sociais se comunicam através de estímulos que são sinais fixos. Esses mecanismos de sinalização integram os comportamentos envolvidos em funções sexuais, agonísticas (o comportamento dirigido para a competição agressiva), parentais e cooperativas, mas a linguagem humana é um sistema imensamente complexo, flexível e produtivo, também complexa e estruturada é a linguagem corporal dos seres humanos, apesar de algumas semelhanças superficiais com os estímulos

Relacionados