Anne Michelle RGM 14085731

397 palavras 2 páginas
Aluno (a): Anne Michelle Gomes de Sousa Farias
RGM: 14058731
Disciplina: Estudos Sociais Ambientais
Professor (a) Tutor (a): Nivalda

Atividade de Aprofundamento II

Caro Aluno,
Repita a experiência que Milton Friedman realizou com o lápis, conforme vimos na contextualização: escolha um objeto que você usa cotidianamente, liste os elementos que o compõem, as respectivas origens, os personagens que tornaram a produção/existência desse objeto possível e explique com suas palavras como eles foram reunidos.2) Cite e explique um efeito positivo e um efeito negativo da globalização no Brasil.

Objeto Escolhido: Celular

Os principais elementos que compõem o celular são: Plástico, cristal líquido, bateria e fonte de energia.
Plástico: As maiorias dos telefones celulares possuem carcaça — a área que compõe a maior parte exterior do telefone, cercando a tela e as teclas, criando uma camada protetora — feita de materiais plásticos. Teclado do telefone celular, dobradiças e acessórios, tais como adaptadores fones de ouvido e pele decorativa — muitas vezes contêm plásticos também. Plásticos conhecidos como policarbonatos e acrilonitrila butadieno-estireno, ou uma combinação dos dois, são os componentes presentes na grande maioria dos telefones celulares.
Cristal Líquido: Os visores de cristal líquido, conhecidos como LCDs, são visores de tela plana que consomem pouca energia. A maioria dos celulares usa esse tipo de tela. Finas camadas de vidro com cristais líquidos imprensados entre eles para compor as telas de LCD, que são iluminadas através da eletricidade. As substâncias cristalinas em telas de LCD podem conter pequenas quantidades do toxico elemento mercúrio.
Bateria e fonte de energia: Vários tipos de bateria dão energia para os telefones celulares. A comum íons de lítio, NI-MH e NI-Cd são baterias de celulares que contêm elementos como níquel, lítio, cobalto, zinco, cádmio e cobre.
Personagens que tornaram a produção/existência desse objeto

Relacionados