Annales

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
CONTRA O VENTO: MANIFESTO DOS NOVOS ANNALES
Frebvre, Lucien.Contra o Vento: Manifesto dos Novos Annasles.Publicados originalmente como “Face au vent-manifeste dês Annales Nouvelles” em LucienFbvre, Combats pourl´historie(1952).
Lucien Paul Victor Febvre foi um influente historiador modernista, que , juntamente com Marc Bloch, mudam os rumos da historiografia mundial, fundando, em 1929, arevista “Annales d´Histoire Économiquer ET Sociale”, posteriormente chamada de “Escola do Annales”. Essa parceria entre os dois historiadores revolucionários, iniciada na Universidade de Estrasburgo, temduração de apenas treze anos, interrompida com o advento da Segunda Guerra Mundial, na qual Marc Bloch é morto lutando como resistente francês à invasão alemã.
Lucien Febvre em seu livro“Manifesto dos Novos Annales” deixa clara a intenção de um rompimento com antigas correntes historiográficas, como o conservadorismo e o positivismo. Propõem uma nova perspectiva de História, não mais visandofatos isolados que ocorreram no passado, exatos, desprovidos da subjetividade humana. As antigas correntes historiográficas propunham analisar apenas as ruínas, “descartando as centrais elétricas, osviadutos, e as pontes das ruínas”, ou seja, deixando de lado a cultura de um povo, as necessidades cotidianas, e os pensamentos inerentes àquela sociedade.
Outro apontamento no Manifesto se refere ao“problema humano”, que está além de qualquer problema econômico, pois ele se refere ao distanciamento das morais entre as etnias, distância não no sentido físico, mas sim no cultural. Estas paredessociais devem ser derrubadas pelos historiadores. Nosso planeta é uma
“Casa dos cem cômodos, casa dos mil alojados. De todas as cores , com todo o mobiliário. Mas é preciso conhecê-los todos, pois,agora, basta alguns passos no corredor, ou dois andares elevador acima, e o amarelo entra na casa do branco, e o branco entra na casa do negro, com a metralhadora na mão e a mochila pendurada nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • annales
  • Annales
  • Annales
  • Escola dos annales
  • A trajetória dos annales
  • Escola De Annales
  • Escolas dos Annales
  • A escola dos annales

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!