Anlise granulometrica

1518 palavras 7 páginas
Universidade de Caxias do Sul
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Operações Unitárias da Indústria Química I (ENQ0246)
Curso: Engenharia Química
Professora: Dra. Laura Berasain Gonella

Relatório prática nº 01
Análise Granulométrica

Dafne Pivoto
Daniela De Conto
Luis Rafael Bonetto

Caxias do Sul, 18 de Agosto de 2011. 1. OBJETIVOS

Realizar uma separação mecânica de sólidos, caracterizando o material quanto ao tamanho e à distribuição de suas partículas (Análise Granulométrica).

2. INTRODUÇÃO

A análise granulométrica fornece a distribuição percentual, em peso, dos tamanhos dos grãos que constituem o material. Essa caracterização é essencial para os processos físicos voltados para a extração e síntese, ou seja, a análise granulométrica permite identificar o tamanho e a distribuição dos grãos e, junto com a composição mineralógica, permite obter o chamado “grau de liberação”.
Para partículas que possuem formas geométricas canônicas como esfera, cilindro ou cubo, a determinação do tamanho das mesmas se dá (convencionalmente) pela medida do seu raio ou diâmetro, do diâmetro da base e da altura, e do comprimento da aresta, respectivamente. Nas plantas de beneficiamento de minérios, as partículas na grande maioria das vezes possuem forma irregular, daí o uso do conceito de tamanho equivalente, que é determinado pela medida de uma propriedade dependente do tamanho da partícula, relacionando-a com uma dimensão linear.
2 mesh (# 2) 6 mesh (# 6)
12 mesh (# 12)
A análise granulométrica é feita através de peneiras de diferentes aberturas e que são padronizadas internacionalmente. Cada peneira tem um número de aberturas por polegada linear denominado “mesh”. Logo, quanto maior o “mesh”, maior o nº de aberturas e, conseqüentemente, mais fino deverá ser o grão para que passe por ela. Assim, para materiais grosseiros, usam-se peneiras de baixo “mesh” e para finos usam-se peneiras com maior “mesh”.

Figura 1: Exemplo de tamanho de

Relacionados

  • Relatorio Mec Solos Uff
    1329 palavras | 6 páginas
  • Asfalto Borracha
    827 palavras | 4 páginas
  • Mecanica dos solos
    5990 palavras | 24 páginas