Aniversário e parabéns

Páginas: 2 (390 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
Dia destes estava meditando sobre as diversas versões de músicas de aniversário que conheço. Muitas das quais às vezes canto em seqüência em aniversários, até para ver se os demais também conhecem ede acordo com o constrangimento do aniversariante: quanto mais constrangido mais canções.
Achei nestas minhas idéias que estaria prestando um grande serviço para a humanidade e, em especial,aumentando o conteúdo da rede. Contudo, em relação a isso, creio que a Wikipedia já estragou minha brincadeira, pois tem um artigo muito completo sobre o assunto.
No entanto, ainda assim, cabem algunscomentários da minha memória particular. Sendo que, em certa parte, contradizem a enciclopédia livre, o que não é nenhuma novidade. Apenas não vou editar diretamente porque desde que um espertinho “dono daverdade” resolveu desfazer minha edição, a Wikipedia perdeu um colaborador.
A história é a seguinte: para começar a letra original de “Parabéns”, atribuída a Bertha Celeste Homem de Mello, tinha nolugar de “Parabéns a você ou pra você”, como primeiro verso, “Parabéns, parabéns”. Isso porque a idéia original da autora era que a canção servisse para homenagear autoridades, sendo que ficaria muitoestranho que se cantasse parabéns a Vossa Excelência, pronome mais correto do que o mero “você”. Preferindo-se, portanto a repetição do cumprimento.
Eu, pessoalmente, em termos de músicas, conheço oparabéns genérico, que é aquele que todo mundo também conhece e cuja letra eu vou me furtar de reproduzir, até porque corresponde ao Parabéns a Você da Wikipedia. Muitos gaúchos (eu sou mineiro!) e, emespecial porto-alegrenses que têm a minha idade, conhecem também uma versão que era cantada pelo Palhaço Tampinha, na TV Pampa, quando esta ainda pertencia à extinta Rede Manchete, cuja letra eramais ou menos assim:
Chegou a hora de apagar a velinha
Vamos cantar aquela musiquinha
Parabéns pra você
Parabéns pra você
Pelo seu aniversário.
Que Deus lhe dê muita ternura e paz
E que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parabéns
  • Parabéns
  • parabéns
  • Parabens
  • Parabéns
  • parabens
  • Parabens
  • parabens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!