Anita Malfatti

Páginas: 10 (2316 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo observar, analisar e compreender a cerca da obra, vida, crítica e elogios a Anita Malfatti, uma mulher que viveu por 74 anos e viu além de seu tempo e expressou através do trabalho da pintura. Anita Catarina Malfatti (1889 - 1964) foi uma das principais personalidades associadas ao início do Modernismo no Brasil. Segundo Mário de Andrade “foram seusquadros que nos deram uma primeira consciência de revolta e de coletividade em luta pela modernização das artes brasileiras. Pelo menos a mim”.















A Obra de Anita Malfatti e a Crítica de Monteiro Lobato

Santo Amaro, década de 1920 – Anita Malfatti.
Estamos na cidade de São Paulo no ano de 1889 menos de um mês depois da proclamação da república do Brasil quando nasceAnita Malfati, no dia 02 de dezembro do mesmo ano, filha de mãe americana, natural da Alemanha e pai italiano.
Pintora, gravadora, desenhista iniciou seu aprendizado artístico com a mãe que era pintora e desenhista, cedo já aos dezenove anos torna-se professora, vai para a Alemanha e vive lá por quatro anos de 1910 a 1914, durante este período estuda, assiste a concertos musicais, visita museus eforam netas ocasiões que teve contato com obras que a deixou impotente com o desconhecido mundo da criação artística da pintura, procura as escolas e mestres da arte, compra tintas e passa a pintar noite e dia por vários meses, estuda na academia imperial de belas artes em Berlim que não ficou por muito tempo, mas foi através de grandes mestres como Fritz Burger, um grande divisionista alemão(palavras da artista) que foi imersa para o mundo da pintura, ademais aquele homem não tinha muito reconhecimento e era conhecido apenas como retratista, no entanto anos depois tem grande reconhecimento na Suíça, é através do Fritz que passa a ter aula com os idealizadores artísticos livres dedicando-se ao estudo da gravura, desenho e pintura, frequentando museus e galerias daquela cidade.
Em 1914em posse de algumas de suas obras criadas naquele período europeu volta ao Brasil e faz sua primeira exposição. Com obras de traços do expressionismo modernista que aprendeu e criou enquanto viveu na Alemanha convivendo e tendo aulas com grandes professores modernistas adquiriu conhecimento e informação e expondo seus trabalhos aqui foi titulada como preconizadora do modernismo no Brasil.A estudante, 1915-1916, de Anita Malfatti
Em 1915 faz o caminho contrário de seus pais e vai estudar nos Estados Unidos, país que atravessava uma fase de otimismo e progresso e convivia com a arte moderna, ingressa em grandes escolas de artes e com seus mestres vanguardistas, de início se decepciona, mas depois se reencontra com a arte e chegou a declarar que foi naquele período o momentoáureo de sua vida no mundo da criação artística, naquela ocasião moderniza seus conhecimentos adquiridos na Alemanha criando novas obras de contorno interpretativo e outras mais volumosas retratando paisagens campestres e urbanas, criação livre e sem regras acadêmicas, foi neste período que ela desenhou a estudante russa, o farol, entre outras. Madura dos seus pensamentos e segura de suas criaçõesAnita volta ao Brasil e com todo o conhecimento importado cria novas obras e reúnem em sua segunda exposição individual.
Em dezembro 1917 faz a exposição semana de arte moderna na cidade de São Paulo e que gera reações da crítica e do público, uma jovem de pouca expressão e mulher, tal atitude veio a se tornar um “divisor de águas” e uma das críticas ficou para a história que foi aquela escrita porMonteiro Lobato que na época era editor, escritor e crítico de arte, publicou um editorial no jornal “o estado de São Paulo” com o título de “A propósito à exposição Malfati” e alguns anos depois ficou conhecida como “paranóia ou mistificação”. Tal crítica veio a abalar a vida de Anita Malfatti para o resto de sua vida, mas vale ressaltar que não tirou ela das criações artísticas. Há quem diga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anita malfatti
  • Anita Malfatti
  • Anita malfatti
  • Anita Malfatti
  • Anita malfatti
  • Anita Malfatti
  • Anita Malfatti
  • Anita Malfatti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!