Animais transgenicos

Páginas: 7 (1639 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Introdução
A relação dos seres humanos com as demais espécies animais vem desde a sua existência e envolve uma relação predatória e/ou de simbiose.
Os humanos exploram as outras espécies animais principalmente como fonte de alimento, meio de transporte e como força de tracção para o trabalho desde os primórdios da sua evolução. Estes também se valeram de outras espécies animais para pesquisasbiomédicas na resolução de enfermidades que os afectam, protegendo-se e curando-se das diversas patologias a saúde. Jenner testou a sua hipótese da vacinação a partir de seus conhecimentos da doença no gado leiteiro, Pasteur testou a sua teoria da imunização da raiva a partir de macerado do cérebro de um cão raivoso. Kock estabeleceu de forma cabal e inequívoca, pela primeira vez na história, arelação causal entre um agente microbiológico e uma doença, estudando o carbúnculo que afectava o gado
Contudo foi Claude Bernard, por volta de 1865, que em seus estudos de fisiologia lançou os princípios do uso de animais como modelo de estudo e transposição para a fisiologia humana. Seu trabalho “Introdução ao Estudo da Medicina Experimental” procurou estabelecer as regras e os princípios para oestudo experimental da medicina. Ele provocou situações físicas e químicas que resultavam em alterações nos animais semelhantes à de doenças em humanos. Enfatizava a aplicabilidade da experimentação animal aos humanos.
Há cerca de 150 anos modelos de animais têm sido desenvolvidos para estudo das causas e terapia das doenças humanas.
O modelo animal é usado em todos os campos da pesquisabiológica nos dias de hoje. A relação entre os humanos e os animais de outras espécies ganhou contornos mais definidos, a exploração de outras espécies tem regras e uma ética estabelecida, a indução dos resultados do animal para a espécie humana tem critérios claros e objectivos a serem preenchidos e os humanos tomaram consciência de que fazem parte de um conjunto interligado, em que os elos se entrelaçame sua sobrevivência depende da sobrevivência de todos.
Um modelo animal deverá atender aos pressupostos de que: (1) permita o estudo dos fenómenos biológicos ou de comportamento do animal; (2) um processo patológico espontâneo ou induzido possa ser investigado; (3) que o fenómeno, em um ou mais aspectos, seja semelhante ao fenómeno em seres humanos. Djalma José Fagundes2, Murched Omar Taha3Habitualmente são referidos na literatura médica quatro tipos básicos: espontâneos, induzidos, negativos e modelos órfãos. Os dois primeiros são de longe os mais importantes.
Os modelos induzidos são situações nas quais a condição a ser investigada é induzida experimentalmente, como por exemplo, a indução do diabetes mellitus com aloxano ou hepatectomia parcial para se estudar a regeneraçãohepática. O modelo induzido é a única categoria que teoricamente permite a escolha livre de espécies. A linha de pesquisa mostrou que o rato foi o animal mais viável para este tipo de modelo.
Os modelos animais espontâneos de doenças humanas utilizam variantes genéticas que ocorrem naturalmente. O cão é um bom exemplo deste tipo de modelo, este desenvolve a doença da hiperplasia benigna da próstata e éum modelo usado com frequência para o estudo do tratamento operatório da próstata pela sua semelhança morfológica com a próstata humana.
Os modelos negativos, são aqueles nos quais uma doença específica não se desenvolve, por exemplo, infecção gonocócica em coelhos ou a quase total ausência de neoplasias no urubu.
Modelos negativos também incluem animais demonstrando falta de reatividade a umestímulo específico. Sua principal aplicação é em estudos sobre o mecanismo de resistência para ganhar compreensão clara de suas bases fisiológicas.
O quarto termo para caracterizar modelos animais é o modelo órfão. Um modelo órfão de doença simplesmente descreve a condição que ocorre naturalmente em espécies não-humanas, mas não foi descrita ainda em humanos e a qual é “adoptada” quando uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Animais transgenicos
  • Animais transgenicos
  • Animais transgenicos
  • animais transgenicos
  • animais transgenicos
  • animais transgenicos
  • Animais Transgênicos
  • Animais Transgenicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!