Animais peçoonhetos

3996 palavras 16 páginas
ANIMAIS PEÇONHENTOS

Introdução
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Portanto, peçonhentos são os animais que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa. Ex.: Serpentes, Aranhas, Escorpiões, Lacraias, Abelhas, Vespas, Marimbondos e Arraias.
Já os animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões), provocando envenenamento passivo por contato (lonomia ou taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).

SERPENTES
(de maior importância no Brasil)

As serpentes peçonhentas são responsáveis por muitos acidentes em nosso pais. Podem, de acordo com a quantidade de veneno introduzido, matar ou incapacitar o acidentado, quando não socorrido em tempo hábil e tratado de forma correta com a aplicação dos soros apropriados. As vítimas mais comuns são trabalhadores rurais.Veja a seguir os tipos de serpentes e como vivem. Assim você poderá evitar acidentes.

JARARACAS (gênero Bothrops)

São as serpentes responsáveis por cerca de 90% dos acidentes ofídicos registrados no país. 'Também conhecidas por "jararacuçu", "urutu", "jararaca do rabo branco", "cotiara", "caicaca", surucucurana","patrona","jararaca-pintada","prcguicosa" e outros.
Características: Coloração variada com padrão de desenhos semelhantes a um "V" invertido. Corpo fino medindo aproximadamente um metro de comprimento. Possui fosseta loreal (orifício loc alizado entre o olho e a narina). A cauda é lisa e afilada.
Habitat: É encontrada principalmente nas zonas rurais e periferia de grandes cidades, em lugares úmidos e em que haja roedores (paióis, celeiros, depósitos de lenha etc.).
Distribuição geográfica: Encontrada em todo o território brasileiro.
Sintomas após a picada: Dor, inchaço e manchas arroxeadas na região da picada. Pode haver sangramento no local, e em outras partes do corpo, como

Relacionados