Animais em extinção

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O Pantanal é um excelente lugar para a observação de animais. Suas planícies oferecem um ótimo campo de visão para procurar por mamíferos e aves que devem enfrentar o regime das águas se quiseremsobreviver.

Durante a estação da seca (abril a setembro) a água começa a deixar a planície, mas fica aprisionada em depressões formando lagos, aqui chamados de baías, onde as capivaras se concentram.O tamanduá-bandeira sai em busca de formigas e cupins ao som de araras-azuis que gritam para chamar o parceiro. Os quatis se aventuram fora das florestas para beber água enquanto a onça-pintadaespreita à espera de uma presa desavisada.

Quando as chuvas começam, trazendo a estação da cheia (outubro a março). Tudo volta a ser verde novamente, as plantas passam a produzir frutos que farão partedo cardápio do tucano-toco e o joão-pinto aproveita a época de fartura para alimentar seus filhotes. A planície, antes ocupada por lobinhos e seriemas, é inundada e passa a ser habitada pelamarreca-cabocla, que cuida para que seus bebês não virem comida de jacaré. Os bugios permanecem nas matas, mas outros mamíferos procuram terras mais elevadas e deixam o Pantanal.

A maior arara do mundo estáameaçada de extinção. A arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) sofre com o desmatamento, a falta de cavidades para reprodução, com a coleta de ovos e filhotes para tráfico e com a caça para afabricação de artefatos para serem vendidos aos turistas. Porém, graças aos esforços do Projeto Arara-Azul, a população da espécie segue aumentando no Pantanal

Status na IUCN (União Internacional para aConservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie ameaçada

O tucano-toco (Ramphastos toco) tem um bico longo e inconfundível. É o maior predador de ovos e filhotes de aves do Pantanal. Durante atemporada de reprodução (setembro a novembro) é comum ver pequenos pássaros perseguindo e bicando tucanos, na tentativa de proteger seus ninhos. Apesar disso, os predadores são grandes dispersores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Animais em extinção
  • animais em extinção
  • Animais em Extinção
  • animais em extinção
  • animais em extinção
  • Animais em extinçao
  • Animais em extinção
  • Animais em extinção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!