animação

Páginas: 13 (3010 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Por definição, animação é o processo no qual cada quadro ou fotograma de um filme éproduzido individualmente. Quando esses fotogramas são postos em sequência e exibidos em curtíssimos intervalos de tempo, temos a ilusão de movimento contínuo.
Hoje, há uma grande variedade de estilos e técnicas sendo utilizadas para entreter crianças e adultos do mundo inteiro. Mas de onde surgiu tudo isso? Queminventou a animação? Essa talvez seja uma pergunta sem resposta, ou com muitas respostas!

Curta-metragem Animando, de Marcos Magalhães

Das figuras rupestres encontradas em cavernas até as primeiras projeções sobre fundo negro realizadas na china, se passaram mais de 15 mil anos antes e alguns milhares depois até que a projeção se transformasse no teatro de sombras chinesas, chinesas mascriadas pelos alemães, que deram vida aos brinquedos de projeção luminosa
No ano de 1795 foi apresentado o primeiro grande espetaculo de sombras animadas, onde se retratavam episódios históricos, e possuiam grande teor ideológico, esses episódios eram sonorizados e projetados com uma lanterna móvel, ai teve inicio também a animação 3D, mesmo sendo em condições primárias e não computadorizadas, o“fantascópio” projetava imagens através de um projetor oculto por uma tela translúcida na fumaça, o que dava impressão de tridimensionalidade na imagem.
Alguns anos depois o Dr. Paris e W.H. Fintton lançam o brinquedo “Taumatropo”; um disco de papelão onde, em uma das faces, vê-se o desenho de uma gaiola e na outra o de um passarinho. Ao girar esse disco, tinha-se a impressão de que o pássaro estavadentro da gaiola. E uma atualização do mesmo que se chamava “Fenaquistiscópio”, dispositivo composto por dois círculos dispostos frente a frente, onde ao redor de um desses discos encontra-se a representação visual da decomposição de um movimento qualquer e, ao redor do outro disco, vemos pequenas janelas cujo número era igual ao de desenhos contidos no outro disco. Para se observar areconstituição do movimento, bastava girar ambos os discos e olhar pelas “janelas”. Esse foi criado pelo físico belga Joseph Plateau.
Em 1872, talvez a primeira captura de imagens em movimento, pelo fotógrafo Eadweard Muybridge, desafiado em uma aposta pelo governador da Califórnia, Leland Standford, desenvolve uma experiência para provar que havia uma posição no galope do cavalo em que nenhuma das quatro patasdo animal tocava o chão. Para isso, Muybridge, auxiliado pelo engenheiro John D. Isaacs, utiliza-se de uma série de 24 câmaras escuras ( cada qual com uma chapa emulsionada ), que abriam-se progressivamente à medida que passava o cavalo. Na sua corrida, este tocava sucessivamente em fios, devidamente esticados, para acionarem os obturadores das câmaras

Em meados de 1894/1895 Auguste e Louis,os irmãos Lumiére, após analisarem os aparelhos já inventados, porém que continham falhas, criam o “Cinematógrafo”, aparelho com o qual se registrava e projetava imagens. E foi com esse aparelho que eles realizaram a memorável sessão de 28 de dezembro de 1895.
Os Pais da Animação 
Émile Cohl
Atribui-se ao francês Émile Cohl a paternidade do cinema de animação. Levado pelo seu gosto por desenho,torna-se ilustrador. Também trabalhou como cenarista no teatro, e seu primeiro contato com a produção cinematográfica foi justamente a confecção de cenários para filmes. Cohl era amigo de Georges Mélies, um dos responsáveis pela criação da arte cinematográfica através de suas preciosas trucagens e efeitos especiais.
Em seus trabalhos de animação seus personagens possuem contornos bem nítidos ousão apenas simples linhas esquemáticas. A propriedade fundamental de seus filmes é a metamorfose. Os princípios da tranqüilidade e racionalidade humanas são constantemente perturbados; o impossível se realiza e quase se cria uma lógica do absurdo. Seu primeiro filme animado, “Fantasmagorie” ( 1908 ), com duração de dois minutos, consiste em um fluxo de imagens oníricas, sem uma estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Animação
  • animação
  • animação
  • Animação
  • Animação
  • Animação
  • Animaçao
  • Animação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!