Animação sociocultural

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
Musicoterapia e Arte Terapia
 
  As terapias baseadas na música e na arte parecem ter resultados positivos nas crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA). 
2- Musicoterapia
 
  As crianças com PEA parecem responder de forma positiva a estímulos musicais. De acordo com Thaut (1988 cit in Aldridge, 1994) elas ouvem música durante mais tempo que as outras crianças. Nesse sentido, amusicoterapia pode ter efeitos positivos no funcionamento destas crianças.
  A Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento social, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, e organização deprocessos psíquicos ou outros objectivos terapêuticos relevantes de modo a satisfazer as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais. A musicoterapia pretende desenvolver o potencial e/ou restaurar funções do individuo para que ele alcance uma melhor integração e consequentemente uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento (Federação Mundial deMusicoterapia, 1996).
  As actividades musicais favorecem a inclusão de crianças com PEA. Pelo seu carácter lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões e são uma forma de aliviar e relaxar a criança, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração pelo outro e favorecendo a cooperação e a comunicação (Padilha, 2007). Para além disso, servem como estímulo àrealização de movimentos específicos, contribuem na organização do pensamento e abrem espaço para outras aprendizagens.
  A musicoterapia abrange, assim, muitos elementos da vida das crianças autistas, muitas vezes deficitários, procurando promover o seu desenvolvimento e o bem-estar geral da criança.

De acordo com Evans (2008) alguns aspectos focados são:
 
 - Desenvolvimentosócio-emocional - as crianças autistas frequentemente evitam (ou ignoram) o contacto social. Com musicoterapia, as crianças podem ser retiradas desse isolamento através da música ou de um instrumento de sua escolha. A música vai funcionar como um intermediário entre a criança e as pessoas à sua volta.

 
 - Comunicação verbal e não verbal – actividades como o cantar e dançar ajudam as crianças com PEA amelhorar a sua vocalização e a expressar-se fisicamente. Muitos processos mentais são estimulados através da audição e produção de música, como a simbolização, conceptualização e compreensão. Além disso, quando tocam instrumentos e cantam, as crianças tornam-se mais familiarizadas com as diversas partes de sua boca e como manipulá-las para a fala e outros fins.
 
 - Expressão Emocional - Muitascrianças autistas tem grandes dificuldades para responder eficazmente a estímulos do seu ambiente, tornando-se difícil desfrutar de uma experiência emocional completa. Uma vez que a maioria das crianças autistas respondem bem aos estímulos da musicoterapia, as crianças autistas podem nessas sessões desfrutar de uma experiência de plena expressão emocional.
 

Assim, a musicoterapia pode ajudar osautistas uma vez que permite (Evans, 2007):
 
     -Ensinar as competências sociais;
     -Aumentar a compreensão da linguagem;
     -Encorajar o desejo de comunicar;
     -Tornar a auto-expressão criativa possível;
     -Reduzir o comportamento não comunicativo;
     -Diminuir a ecolália (repetição de palavras pronunciadas por outros).
Nas sessões de musicoterapia, as principaisactividades desenvolvidas são: canto; movimento com a música (dança, locomoção ao som da música…), tocar instrumentos e ouvir música.
Existem dois modos principais de desenvolver estas actividades, ou seja, de fazer musicoterapia (Aldridge, 1994):
 
 - Musicoterapia activa: exige que o cliente ou grupo de clientes toquem instrumentos ou cantem com o terapeuta;
 - Musicoterapia passiva: o cliente ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Animação sociocultural
  • animação sociocultural
  • animação sociocultural
  • Animação sociocultural
  • Animação Sociocultural
  • Animação Sociocultural, O Que é?
  • Animação sociocultural
  • Animação Sociocultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!