animação cultural

Páginas: 6 (1410 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Estácio fase

Educação física- licenciatura
Teoria e prática da recreação e lazer
Clésio Haroldo Bispo Santos
Prof.: Meirinha Aracaju-se 09-04-2014
Animação cultural
(Resumo)

Conceitos
Os grande empresários dizemsobre os agitadores é que são descontentamento. Más sem eles não haveria avanço na civilização.um grupo de baderneiros, agitadores e espalham sementes do descontentamento. Mas sem eles não haveria avanço na civilização

Lazer e educação: Há sentido nessa conjunção?
Lendo e refletindo sobre esse assuntos, venho a observar que os momentos de lazer não poder ser compreendidos comoinstantes de alienação, o que na significa que devemos desconsiderar o prazer.
Logo vi, que a contribuição do profissional de lazer é promover uma dimensão de grande importância na qualidade de vida individual e social
O profissional de lazer, que trabalha diretamente ligado ao campo cultural, sempre respeitando as características culturais do grupo com o qual trabalha, não negandoque o trabalho de lazer tenham também um caráter de repouso, de descanso e recuperação das forças devido o stress do dia a dia, mas sim o uso que deles fazem o sistema.
No processo de intervenção educacional, estão sempre em busca de novas formas de encarar as realidades sociais, direta ou indiretamente, o profissional ao qual aplica o lazer promove um tipo de intervenção pedagógicadiferente, embora sendo também um educador, não exerce uma função do mesmo sentido que um professor de escola.
Não é fácil tal tarefa, educar pessoas em um momento no qual, a principio não estão afim daquilo, o profissional tem que fazer um enorme trabalho de incentivar a prática dessas atividades recreativas.
Educação pelo o lazer é fazer com que todos saibam aproveitar seu tempo livre,para trabalhar valores, condutas e comportamentos e o instrutor deve tomar cuidado para não parecer um moralista.
Educar para o lazer é a outra dimensão, do processo de intervenção pedagógica no meio do lazer, não temos um ambiente cultural homogêneo, por isso os profissionais do lazer ficam por dentro do que é de verdade cultura.
Existem três padrões de organização cultural:Cultura erudita, é a manifestação de longo a alcance, que se organizam em escolas, grupos ou tendências com características em comum. E é bastante estruturada pela participação das classes menos favoráveis,
Cultura de massa, é aquela produzida pela grande industria cultural, destinada ao consumo em alta escala, vou só acrescentar que a industria da musica pode se encaixar nesserequisito, pois eles investem em musicas que ao meu ver não condiz com nossa cultura, mais que de certo modo, irá acabar se tornando uma delas.
Cultura popular, é uma produção local ligada a uma determinada tradição, é uma cultura que sofre desvalorização mas, mesmo assim a cultura popular resiste e reelaboram constantemente, o que é comum em qualquer dinâmica cultural.
Todo esse processo deatuação denominamos animação cultural.

Sentidos da animação cultural
Para entender a forma ampla as diversas possibilidades de intervenção da animação cultural, podemos delinear três grandes perspectivas de atuação; uma diretamente relacionada com a manutenção da ordem social;a outra entende serem necessário reformas nessa origem; enquanto a terceira promove umatransformação completa dessa estrutura, são chamados de paradigmas tecnológico.
No paradigma tecnológico, a animação é encarada como uma espécie de engenharia cultural: o animador interpreta a realidade, detecta o que nela está faltando ou está errado.
Seu intuito é provocar determinado comportamentos que devem ser adotados e todos devem se submeter ao estimulo do animador, que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANIMAÇÃO CULTURAL E AÇÃO CULTURAL
  • Relatorio de estagio animação socio cultural
  • Atuação do profissional de educação física no âmbito do lazer: a perspectiva da animação cultural
  • animação
  • animação
  • Animação
  • animação
  • animação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!