Aniinha

480 palavras 2 páginas
A República Socialista Soviética da EstôniaPB ou EstóniaPE (RSS da Estônia, em estoniano: Eesti Nõukogude Sotsialistlik Vabariik, foi o nome dado em 21 de julho de 1940 ao estado criado durante a Segunda Guerra Mundial no território da antiga República da Estônia depois da ocupação das repúblicas bálticas pelo exército soviético em 17 de junho de 1940. A RSS da Estônia foi formalmente anexada à União Soviética em 6 de agosto de 1940, quando tornou-se a décima sexta república constituinte da URSS. Seu território foi conquistado pelaAlemanha em 1941, depois sendo reconquistado pelos soviéticos em 1944.
Os Estados Unidos, o Reino Unido, a República Federal da Alemanha, e outras potências ocidentais consideraram a anexação da Estônia ilegal. Eles continuaram suas relações diplomáticas com representantes de independente República da Estônia, nunca reconhecendo a existência da RSS da Estônia, e nunca reconhecendo a Estônia como um constituinte legal da União Soviética.
A liderança da 'RSS da Estônia' renomeada como 'República da Estônia' em 8 de maio de 1990. Todos os laços legais com a União Soviética foram cortados em 20 de agosto de 1991, quando a Estônia oficialmente declarou a reconquista de sua independência, recebendo reconhecimento internacional nas semanas seguintes.
Em adição às perdas humanas e materiais durante a guerra, milhares de civis foram mortos e dezenas de milhares foram deportadas da Estônia pelas autoridades soviéticas até a morte de Joseph Stalin em 1953. O domínio soviético diminuiu significativamente o crescimento econômico da Estônia, porém em comparação com outras partes da URSS sua economia era melhor, e hoje a Estônia continua como o mais rico dos estados ex-soviéticos.
A RSS da Estónia era uma das três Repúblicas Bálticas, e a Estónia de hoje em dia é um estado independente, um dos três Países Bálticos

Algumas vezes na vida,

Relacionados

  • Ateismo
    693 palavras | 3 páginas