Aniete Tab

3982 palavras 16 páginas
1 - O que é o transtorno afetivo bipolar?
O transtorno afetivo bipolar (TAB) faz parte dos transtornos do humor (afetivos), que incluem também a depressão, a mania, a hipomania e os transtornos persistentes do humor (ciclotimia e distimia).
A principal característica encontrada nos pacientes com TAB são os episódios de mania (aceleração dos processos psíquicos, exaltação do humor, euforia, fuga de idéias) ou de hipomania (mania atenuada), freqüentemente alternados por períodos de depressão (lentificação dos processos psíquicos, inibição, tristeza, desesperança) e períodos de normalidade ao longo da vida.
O tratamento do TAB, que inclui o gerenciamento de uma doença complexa, com fatores psicológicos, biológicos e sociais, devendo ser feito pelo médico psiquiatra, não se limita apenas a receitar medicamentos. É uma doença potencialmente grave, porém tratável. O objetivo do tratamento é a remissão dos episódios depressivos e de mania/hipomania e prevenção de novos episódios.
2 - Quais são os sintomas mais importantes do episódio de mania?
As fases de mania em sua expressão clássica são caracterizadas por intensa aceleração do pensamento, exaltação do humor, euforia, hiperatividade, diminuição da necessidade de dormir e comprometimento da crítica. Pode ocorrer exacerbação da sexualidade, agressividade e incapacidade de controlar os impulsos. Nos casos mais graves, pode haver sintomas psicóticos, com delírios de grandeza, de poder ou persecutórios e até mesmo alucinações, causando muitas vezes dúvidas diagnósticas com quadros esquizofrênicos.
Nesta fase ocorrem prejuízos sócio-laborativos, expondo os pacientes a situações constrangedoras e de risco. Freqüentemente apresentam condutas perigosas para si ou para outras pessoas. Episódios de mania são freqüentes e incapacitantes, resultando em internações freqüentes devido a mudanças notórias no comportamento e na conduta. Sintomas psicóticos são mais freqüentes na mania do que na depressão bipolar. A idade de início

Relacionados