Aniball Quijano

4802 palavras 20 páginas
Aníbal Quijano

Entre meados dos anos 70 e final dos 80 do século XX, a luta pela hegemonia mundial culminou com a total derrota dos rivais do Imperialismo Euro-americano. Essa derrota levou também os contrários radicais do atual padrão de poder mundial. Um novo período histórico se iniciou desse modo: pela primeira vez em sua história, a espécie humana em sua totalidade apareceu, pela primeira vez, enquadrado dentro de um e o mesmo padrão de poder. Em segundo lugar, a legitimidade deste poder parecia praticamente completa, uma vez que não só foram derrotados projetos alternativos, mas especialmente também analisou e seus fundamentos foram empurrados para fora do debate público, portanto, para um não tão curto espaço de tempo, o poder deixou de ser uma questão de investigação e debate, a menos que o modo tecnocrático como um fato irredutível da existência social humana.
Para os vencedores, a "globalização" do seu padrão de poder permitiu-lhes, em primeiro lugar, para intensificar seu controle reencontrar-se em dominação global da autoridade política, e até mesmo reverter o bloqueio, sempre que possível, a desconcentração ou nacionalização de dominação. Foi formado então um Bloqueio imperial global sob a hegemonia dos Estados Unidos. Essa hegemonia foi fortemente acentuada após o 11 de Setembro de 2002. Em outras palavras, o imperialismo foi reconfigurado e intensificado. Em segundo lugar, acelerar e aprofundar, e por um momento quase sem resistência, a reconcentração do controle global do trabalho, recursos e produtos. Ou seja, ele intensificou a exploração dos trabalhadores e da polarização social da população mundial.
O fosso entre ricos e pobres no mundo é não só o maior da história, mas cresce a cada dia entre os países, empresas e países e de fato entre os cidadãos de cada país. Então, entre países ricos e pobres a distância é agora de 60 para 1, quando menos de dois séculos atrás era apenas 9-1. ' S General Motors ganhou 168.000 milhões dólares em

Relacionados