anhgd

543 palavras 3 páginas
PESQUISA SOBRE A UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia é o bloco econômico em estágio mais avançado de integração entre seus
Estados-membros. Entre outros elementos que comprovam esta afirmação está a adoção do euro, moeda comum utilizada por parte dos países que compõem esse bloco. No entanto, essa é a característica mais visível dessa integração. Há muitos outros acordos firmados e políticas comuns adotadas entre os membros que fazem da União Europeia um bloco extremamente complexo e nos trazem alguns questionamentos tais como o caráter institucional desse bloco.
Até que ponto os Estados-membros abrirão mão de parte de sua soberania em prol do conjunto? É possível pensar nesse bloco como uma nova tendência de organização políticoestatal no futuro? Afinal, nos dias de hoje, são características dos Estados serem territórios onde pessoas, capitais, mercadorias e serviços circulam livremente, usar moeda única, adotar medidas macroeconômicas unificadas, ter um Banco Central, a mesma legislação para alguns setores, normas padronizadas e, além disso, ter uma capital, um parlamento, um hino e uma bandeira. Todos esses elementos aparecem na União Europeia.
Faça uma pesquisa em http://europa.eu/index_pt.htm, site oficial da União Europeia em português, OU EM OUTRAS FONTES DE PESQUISA, OUTROS SITES, LIVROS, REVISTAS,

JORNAIS, e levante as principais características desse bloco econômico. Em seguida, tente responder às duas perguntas feitas no texto acima. É claro que são apenas conjecturas, pois seria muito difícil afirmar com segurança os caminhos que esse tipo de associação tomará no futuro e qual a possibilidade de se multiplicar pelo mundo. Porém, o mais importante é o exercício de reflexão acerca do tema.
Como sugestão de pesquisa, na página principal no canto superior direito, você encontrará o menu “A U.E.”. Sob esse título há seis ícones que apresentam a História e a estrutura da organização. Apenas os quatro primeiros interessam ao trabalho.

Relacionados