ANHANGUERA EDUCACIONAL PELOTAS Relatorio Hidrostatica

529 palavras 3 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL PELOTAS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01: DETERMINAÇÃO DE DENSIDADE DE LÍQUIDOS UTILIZANDO O PICNÔMETRO DE CALORIMETRIA E HIDROSTÁTICA.

ENGENHARIA CIVIL

R.A:8742148719 Ariane Cames Da Fonseca
R.A:9576414711 Rodrigo Gonçalves Fernandes

Professora: Vanessa Goulart Machado

INTRODUÇÃO:

Na aula prática de laboratório sobre determinação de densidade de líquidos utilizando o picnômetro para saber a densidade de um material que é determinada com a razão de sua massa e o volume que ela ocupa, onde a unidade da densidade é o quilograma pelo metro cúbico(kg|cm3) no sistema internacional do SI. A densidade é definida pelo tipo de substância, pela variação de temperatura e pela pressão, na aula podemos experimentar e observar como isso acontece com uma determinada substância, teremos como exemplo água e álcool. O experimento é simples e precisa de bastante atenção e precisão, calibrar o picnômetro e fazer várias medições e colocar as substâncias com cuidado.

OBJETIVO: Determinar a densidade de líquidos utilizando a técnica da picnometria.

MATERIAL: 1 pisseta com água destilada, álcool etílico absoluto, 1 picnômetro de 100 ml com termômetro, 3 béqueres de 150 ml, balança analítica e papéis absorvente.

PROCEDIMENTO:CALIBRAÇÃO DO PICNÔMETRO

Pesar o picnômetro vazio e seco e anotar na tabela abaixo as informação, depois peencher o picnômetro com água destilada, tampar o recipiente de maneira que escorra o restante da água e secar com papel o exterior do picnômetro, utilizando o termômetro acoplado a tampa, medir e anotar a temperatura, pesar o picnômetro com a água destilada e anotar, repatir a pesagem duas vezes retirando da balança analítica a cada pesagem. A diferença entre a massa dele cheio e dele vazio premitirar determinar a massa da água contida no recipiente, conhecendo a massa e a densidade da água na temperatura medida na tabela do relatório, e determinar o volume exato calibrado no picnômetro e utilizar a

Relacionados

  • Avaliação nutricional
    54241 palavras | 217 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas
  • Leis ambientais no brasil
    286858 palavras | 1148 páginas