Angustia, transferência e pulsão - freud

Páginas: 2 (465 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Angustia:
Em seus primeiros textos era clara a tentativa de expressar a psicologia em termos fisiológicos. Inicialmente, infere que a neurose de angustia estaria relacionada com a descarga de tensãosexual, sendo a angustia um processo físico, resultado da excitação acumulada. Mais tarde, passa a atribuir o fator psicológico (repressão) o motivo do acumulo na libido, mas não abandona a teoria deque a angustia surge de uma transformação de energia acumulada. No presente texto, abandona sua teoria da angustia como originada pela libido e passa a considera-la como uma reação a uma situação deperigo ou trauma. Abandona também a dicotomia entre angustia realística (em função de uma excitação exógena) e angustia neurótica (endógena). Afirma que as situações de perigo apesar de seremdiversas, tem em comum o medo da perda do objeto amado (separação) ou de seu amor e sustenta que a experiência de nascimento seria o protótipo de todas as angustias.

Pulsão:
É o representante psíquico dosestímulos que se originam dentro do organismo e alcançam a mente. A pulsão é o instinto que se desnaturaliza, que se desvia de suas fontes e de seus objetos específicos. Nesse processo dedescarregamento de tensões psíquicas, as três estruturas da mente ID, EGO e SUPEREGO determinam a forma como esse descarregamento se manifesta. Todos os processos se desenvolvem inconscientemente.
As pulsões devida, também designadas pelo termo "Eros" (Deus do amor na mitologia), abrangem não apenas as pulsões sexuais propriamente ditas, mas ainda as pulsões de auto-conservação. Estas pulsões são regidaspelo princípio de construtividade, de ligação. A meta de Eros é instituir unidades cada vez maiores, e tanto, conservar e ligar.
As pulsões de morte, também designadas pelo termo "Tanatos" (Deus daguerra na mitologia), tem como meta a destruição, a separação, o fim das coisas. Designa uma categoria fundamental de pulsões que se contrapõem às pulsões de vida e que tendem para a redução completa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Angústia segundo Freud
  • Teoria do conceito de pulsão segundo freud
  • Conceito de transferência por freud
  • Psicanalise e as ideias de transferência de Freud
  • Fichamento: freud neuroses de transferência
  • Freud, s. "a dinâmica da transferência."
  • A Dinâmica da transferência
  • Freud, sexualidade e transferencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!