Angragogia

6418 palavras 26 páginas
Capítulo 1 Educando da educação de jovens e adultos: o adolescente e o adulto trabalhador. 1.1 Definições do Eja.

A educação de jovens e adultos (EJA), é uma modalidade de ensino que foi criada no intuito de atender pessoas, que por algum motivo não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, ou seja, condições socioeconômicas, número insuficiente de vagas ou um sistema inadequado.
São pessoas com faixa etária e cultural diferentes, na sua maioria trabalhador de camadas populares, filhos de trabalhadores com baixo ou nenhum grau de instrução. Dessa forma, Haddad os caracteriza como sujeitos que:
[...] trazem no corpo e na fala as marcas de outras regiões, sinais identificadores de seu grupo social. A cor da pele, as marcas das dificuldades da vida, a maturidade de quem foi obrigado a precocemente entrar no mercado de trabalho caracterizam o grupo social do curso noturno de maneira diferenciada aos bem nascidos dos cursos regulares diurnos.HADDAD(1997, pág-156)

A educação de jovens e adultos caracteriza-se principalmente pela diversidade do público que atende. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 evidencia que a população acima de 15 anos pode ser matriculada nessa modalidade de ensino, portanto, as turmas têm pessoas com idades diversas, mas com um propósito em comum: estudar, aprender para poder ser mais e viver melhor no mundo letrado. Esses jovens e adultos procuram a escola na tentativa de superação de suas condições de vida, incluindo emprego, moradia, alimentação, saúde, etc.

Queiroz destaca que:
[...] na modalidade de EJA, encontramos adultos não alfabetizados participantes desindicatos que trazem na sua argumentação os traços característicos da escrita, mostrando, na sua ação, a consciência dessa forma de argumentação para alcançar os seus objetivos e influenciar os outros. A maioria dessas pessoas reconhece que essa limitação em relação à leitura e à escrita, restringe as suas oportunidades de

Relacionados