Angiosperma

Páginas: 10 (2388 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
O porque da adaptação das plantas no ambiente terrestre.

Acredita-se que as plantas terrestres surgiram na era paleozóica, originadas a partir de ancestrais aquáticos (algas clorófitas primitivas). O primeiro fóssil bem
conservado, dessas plantas terrestres primitivas, data de 395 milhões de anos.
Existem diferentes teorias sobre como as plantas terrestres originaram-se, mas todas concordamque as primeiras eram do grupo das criptógamas e que, posteriormente deram origem às plantas vasculares com sementes (fanerógamas).
As plantas necessitaram de grandes modificações para a conquista desse novo
ambiente, e dentre essas adaptações as mais facilmente observáveis são as
morfológicas. No entanto, modificações de ordem bioquímica, fisiológica e reprodutiva também foram muitoimportantes.
Existiram vários problemas para serem solucionados para as plantas mudarem para o ambiente terrestre, dentre os quais se destacam:
Redução da perda de água por evaporação: surgimento de tecidos de proteção, como epiderme e cutícula.
Realização de trocas gasosas: surgimento de poros, câmaras aeríferas e estômatos.
Fixação ao solo e absorção de água e nutrientes minerais: surgimento derizóides e raízes e consequentemente, absorção de água e nutrientes, ao mesmo tempo em que permitiram uma eficiente forma de fixação e apoio no solo.
Maior captação da luz solar: surgimento de filóides e folhas
Manutenção do porte ereto: surgimento de tecidos de sustentação
Elevação das folhas para melhor absorção de luz e conexão entre raízes e folhas: surgimento de caulóide e caule
Condução deágua, sais e outras substâncias através da planta: surgimento de vasos condutores de seiva que permitiram rápido transporte de água e sais minerais das raízes até as folhas e de matéria orgânica produzida pela fotossíntese, das folhas até as partes aclorofiladas, como as raízes.
Independência da água para reprodução: Foi necessário também o surgimento de adaptações reprodutivas, tendo em vista que asalgas, por exemplo, dependem da água para o transporte de gametas e mesmo para a posterior disseminação de gametas e esporos. As plantas terrestres Criptógamas também são dependentes da água para a fecundação, pois o gameta masculino é flagelado e precisa nadar até o gameta feminino. A independência total da água para esse fim surgiu nas Fanerógamas, com o surgimento da flor e do grão de pólentransportado pelo vento ou por animais.
Proteção e dispersão das sementes: surgimento do fruto.



ANGIOSPERMAS – CARACTERÍSTICAS GERAIS


As angiospermas constituem os vegetais mais complexos e que apresentam maior número de espécies no planeta. Apresentam raízes, caules, folhas, flores, sementes e frutos. As sementes estão presentes no interior de frutos, o que justifica o nome do grupo(do grego, angeion significa urna ou vaso e sperma significa semente). A semente é resultado do desenvolvimento do óvulo da flor, enquanto o fruto é originado do desenvolvimento do ovário da flor. São cormófitas (possuem raiz, caule e folhas), fanerógamas, espermáfitas e vasculares. Possuem cutícula impermeabilizante e estômatos nas folhas.
Da mesma forma que nas gimnospermas, são formados os grãosde pólen (esporos masculinos da flor) que são depositados no aparelho reprodutor feminino da flor, formando tubos polínicos (gametófitos masculinos). Os
gametófitos femininos são os sacos embrionários. Assim, percebe–se que as angiospermas são sifonógamas ( plantas que produzem o grão de pólen e a partir dele o tubo polínico e não necessitam de água para a reprodução).



CLASSIFICAÇÃO DASANGIOSPERMAS


As angiospermas são representadas por todos os vegetais frutíferos, sendo divididos em classes:
monocotiledôneas ou liliáceas e dicotiledôneas ou magnoliáceas. A principal característica que permite diferenciar as duas classes é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas embrionárias que fazem parte do corpo do embrião, armazenando substâncias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Angiospermas
  • Angiospermas
  • Angiospermas'
  • Angiospermas
  • Angiospermas
  • Angiospermas
  • Angiospermas
  • Angiospermas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!