anfeteminas

684 palavras 3 páginas
Anfetamina

Mecanismo de Ação

As anfetaminas pertencem à classe das feniletilaminas, com uma substituição de um grupo

metila na posição do carbono alfa . Diversas substituições na estrutura química da

feniletilamina foram realizadas, gerando outros fármacos com propriedades anorexígenas como o

femproporex e o clobenzorex. No Brasil, há diversos relatos de uso indiscriminado do Femproporex

devido às suas propriedades estimulantes

A ação da anfetamina é estimulante, provocando aceleração do funcionamento mental, por meio do aumento da liberação e tempo de atuação de dopamina e noradrenalina no cérebro.

A dopamina é o neurotransmissor que se relaciona à dependência, proporcionando sensação de prazer. Além disso, está relacionada ao comportamento motor fino, cognição/percepção, controle hormonal e sistema neurovegetativo, este último relacionado a comportamentos motivacionais, de desejo, como fome, sede e sexo. Já a noradrenalina é relacionada ao controle de humor, motivação, cognição/percepção, comportamento motor fino e manutenção da pressão arterial.

O efeito do aumento desses neurotransmissores no cérebro é uma alteração nas funções de raciocínio, emoções, visão e audição, provocando sensação de satisfação e euforia. Essa alteração provoca prejuízo cognitivo relacionado à atenção, planejamento e tomada de decisões. Quando administrada pela via injetável, tem início de ação bem rápido. Já pela via oral, tem um início de ação lento, porém dura de oito a dez hora.

Os cientistas constataram que os efeitos das anfetaminas sobre o desejo e a atividade sexual dependem da dose ingerida. Quando tomada em baixas dosagens, as “bolinhas” levam as pessoas a relatarem uma estimulante euforia e um maior desejo por sexo. Os homens experimentam ereções por períodos mais longos e demoram mais ejacular; as mulheres referem um maior desejo sexual e variações em sua capacidade de atingir o orgasmo. Doses mais altas da droga, comprovadamente, prejudicam as

Relacionados

  • Drogas
    14450 palavras | 58 páginas
  • Vampiro A M Scara Guia Dos Jogadores
    126575 palavras | 507 páginas