Anfíbios e Repteis

Páginas: 3 (656 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
BIOLOGIA
Anfíbios e Répteis
Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter duas formas de vida: a fase larval e a fase adulta.

Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquáticae, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água,quanto em terra firme.

São animais de pele fina e úmida e não possuem pelos ou escamas.

Os anfíbios existem há mais de 350 milhões de anos e foram os primeiros animais a apresentar musculaturapara se sustentar fora da água..

Os anfíbios são agrupados em três ordens, com ampla distribuição geográfica na terra: De acordo com a literatura são conhecidas 5.500 espécies e a anfibiofauna daAmérica do Sul é a mais rica do planeta, com aproximadamente 1.740 espécies, distribuídas por 140 gêneros e 16 famílias. No Brasil são atualmente conhecidas 517 espécies de anfíbios.

A circulação
Ocoração apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. O sangue venoso, pobre em O2, vindo dos pulmões, penetra no átrio esquerdo. Os dois tipos de sangue passam parao único ventrículo onde se misturam, ainda que parcialmente. Do ventrículo, o sangue é bombeado para um tronco arterial (conjunto de vasos) que distribui sangue para a cabeça, tronco e pulmões.Acirculação é dupla e incompleta: dupla, porque o sangue passa duas vezes pelo coração a cada ciclo de circulação, incompleta, porque o ventrículo é único e nele o sangue arterial e venoso se misturam.Após certo tempo de desenvolvimento, de cada ovo emerge uma larva sem patas, o girino, contendo cauda e brânquias. Após certo tempo de vida na água, inicia-se uma série de modificações no girino, queprenunciam a fase adulta. A metamorfose consiste na reabsorção da cauda e das brânquias e no desenvolvimento dos pulmões e das quatro patas.Após certo tempo de desenvolvimento, de cada ovo emerge uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anfibios-repteis
  • Anfíbios e Repteis
  • REPTEIS E ANFIBIOS
  • Peixes, Anfíbios e Répteis
  • Relatorio de anfibios repteis aves
  • Sistema cardiorespiratório de repteis e anfibios
  • Cardio respiratório de repteis e anfíbios
  • Projeto répteis e anfíbios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!