AnexoCorreioMensagem 398547 Texto 4 O Significado Da Profiss O De Ss Aula

1543 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP
ESCOLA DA SAÚDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL E PROJETO PROFISSIONAL

TEXTO SOBRE A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL

Significado dos símbolos da profissão

Turmalina Verde: Pedra Brasileira singela por excelência, ninguém procura falsificá-la. Simboliza a esperança e a sinceridade. Simboliza o espírito de fraternidade universal e de sacrifício pelo bem dos homens.
Balança com a Tocha: Exprime o caráter da justiça social; mais moral que jurídica, à punição do que erro, preferindo a redenção. Simboliza que pelo amor e pela verdade tudo pode ser removido. (Fonte: http://www.cress-sc.org.br/servicosocial/balanca.php).

O QUE É SERVIÇO SOCIAL? Delimitando conceitos
Serviço Social é uma profissão e a Assistência Social é uma política pública. O Serviço Social como profissão, em sete décadas de existência no Brasil e no mundo, ampliou e vem ampliando o seu raio ocupacional para todos os espaços e recantos onde a questão social explode com repercussões no campo dos direitos, no universo da família, do trabalho e do não trabalho, da saúde, da educação, dos idosos, da criança e adolescente, de grupos étnicos que enfrentam a investida avassaladora do preconceito, da expropriação da terra, das questões ambientais resultantes da socialização do ônus do setor produtivo, da discriminação a indivíduos homossexuais, entre outras formas de violação dos direitos. Tais situações demandam ao Serviço Social projetos e ações sistemáticas de pesquisa e de intervenção de conteúdos os mais diversos, que vão além de medidas ou projetos de assistência social.
Os (as) assistentes sociais possuem e desenvolvem atribuições localizadas no âmbito da elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a movimentos sociais e populares. Trata-se de uma profissão de nível superior, que exige de seus profissionais formação técnica, ética e política, orientandos e por uma Lei de Regulamentação Profissional e um Código de

Relacionados