AnexoCorreioMensagem 1270595 teste de recuperabilidade

1510 palavras 7 páginas
www.pwc.com/br/navegadorcontabil

Navegador
Contábil

Número 20
08 de outubro de 2010

CPC 01 Redução ao valor recuperável de ativos: Conceitos Básicos
Princípio geral da norma
A norma que trata dos procedimentos para redução ao valor recuperável de um ativo é o Pronunciamento Técnico CPC 01 (equivalente ao IAS 36). O princípio básico desta norma é de que nenhum ativo de longo prazo pode estar registrado nos livros contábeis de uma entidade por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda.

Quais ativos estão sujeitos à aplicação do CPC 01?
O CPC 01 estabelece sua aplicação a todos os ativos (correntes e não-correntes), a menos estejam expressamente excluídos de seu escopo, por ser tratado em outro pronunciamento. Por exemplo, ativos relacionados com estoques (CPC
16), contratos de construção (CPC 17), IR/CS diferidos (CPC 32), benefícios a empregados (CPC 33), Instrumentos financeiros (CPC 38 e CPC 39) e outros definidos no próprio CPC 01. Por exemplo, a avaliação da recuperação de uma conta a receber de longo prazo está no escopo do CPC 38/IAS 39 (instrumentos financeiros) e, portanto, fora do escopo do CPC 01. Por outro lado, uma empresa pode ter feito um adiantamento a fornecedores que, por definição, está fora do escopo do CPC 38. Nesse caso o mais adequado seria avaliar sua recuperação à luz do CPC 01.

Número 20 - 08 de outubro de 2010

Quando fazer o teste de redução ao valor recuperável de ativos?

A revisão de recuperabilidade de um ativo envolve a estimativa de seu valor recuperável e a comparação com seu valor contábil, como demonstrado no diagrama a seguir. Se o valor recuperável for menor que o valor contábil, então, existe uma perda que deve ser registrada até o limite do valor recuperável do ativo. Uma perda por desvalorização não deve deixar de ser registrada pela argumentação de que esta perda é temporária.
Fluxo de Revisão de
Recuperabilidade de
Ativos

Avaliação de

Relacionados