Anexo “h” do código brasileiro de auto-regulamentação publicitária

Páginas: 3 (686 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
O anexo “H” aborda a questão sobre “Produtos Alimentícios”. É um anexo curto e meio vago, em se tratando de alimentos, pois comparado com os anexos “A”, “P” e “T” que são os de bebidas, eleencontra-se muito solto, não dando tanta ênfase em seus itens.
O primeiro e segundo item, fala da questão das normas do produto e que se deve respeitar a mesma, pois se um medicamento está licenciado comoalimentício é para ser vendido como tal e não como fármaco-medicinal ou diabético.
Já o terceiro, quarto e quinto itens, são mais relacionados à embalagem, havendo a necessidade de se deixar bemclaro a qualidade, natureza do produto, o valor nutricional e calórico, bem como se trata-se de um produto artificial ou natural.
No entanto, alguns desses itens poderiam ser mais bem explicados, poisassim haveria um compreendimento melhor da parte dos publicitários e seus clientes, o que com certeza poderia diminuir consideravelmente o número de casos que vão parar no CONAR, em relação ao anexo“H”.
Outra curiosidade é a questão da criança, que em muitos anexos é mencionada sempre com grande preocupação, o que não ocorre no anexo “H”, em contrapartida, encontra-se vários casos de alteração esustação de campanhas, por causa do público infanto-juvenil.
O que mostra que há uma preocupação com a proteção desse público, tanto que os empresários, publicitários e demais profissionais dacomunicação estão sendo cada vez mais desafiados e há uma exigência maior, pois os limites éticos e legais estabelecidos obrigam uma comunicação objetiva, que estabeleça uma veiculação correta e atenda tantoos anunciantes, quanto o público-alvo.
Caso os anúncios não sigam a legislação, já que os casos também utilizam fundamentos dos artigos, os mesmos não serão exibidos com constância, poisconsequentemente sofrerão denúncias de vários setores da sociedade, por comprometerem a ética e a legislação aplicável, afastando da mídia a publicidade e propaganda que não atenderem às normas existentes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • I
  • CONAR
  • Relatório: conar – conselho nacional de auto regulamentação publicitária anúncios de empregos e oportunidades
  • codigo de etica publicitaria
  • Conar
  • Regulamentação do Lobby no congresso brasileiro
  • bens codigo civil brasileiro
  • Código de ética do jornalista brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!