Anesteologia

365 palavras 2 páginas
ANESTESIOLOGIA PRÁTICA EM EQÜINOS

INTRODUÇÃO
O objetivo desta apostila é informar e facilitar o aprendizado dos leitores a respeito de técnicas anestésicas que podem ser aplicadas à campo com o intuito de possibilitar procedimentos cirúrgicos em eqüinos.
Nesta o leitor
AVALIAÇÃO PRÉ- ANESTÉSICA
Anestesia é mais do que simplesmente a administração de um fármaco anestésico. Sua segurança inclui selecionar o fármaco apropriado para cada procedimento, avaliar o estado físico geral do paciente, observar a administração de medicamentos concomitantes e ter uma familiaridade pratica com os fármacos anestésicos, seus efeitos adversos potenciais e seu tratamento.
AVALIAÇÃO DO PACIENTE
- Anamnese
- Identificar corretamente o paciente
- Características do animal (espécie, raça, idade, sexo, peso) - todo o histórico do animal - principal queixa do proprietário
- Exame clinico Condição orgânica geral (obesidade, caquexia, gestação, hidratação, temperatura, temperamento). Avaliação cardiovascular
Espécie
Frequência Cardíaca
Pressão Arterial
Movimento Respiratório
Equino
30 a 45
70 a 90
8 a 20
Bovino
60 a 80
90 a 140
8 a 20
(Fonte: MUIR III et, al. 2001)
Sedação E Medicação Pré-Anestésica
O objetivo da sedação é manter o cavalo em posição quadrupedal, e embora o grau leve de ataxia seja aceitável, a imobilidade do equino é a condição ideal. O cavalo de permanecer indiferente ao ambiente e não estar responsivo a estímulos sonoros, ao toque, a manipulação ou ao movimento.
Os objetivos da medicação pré-anestésica são tranqüilizar o animal, melhorar as qualidades de indução e de manutenção anestésicas, reduzir a quantidade de agentes anestésicos a ser utilizada e evitar efeitos colaterais indesejáveis.
Agentes sedativos
Fenotiazinas
Principal representante: Acepromazina
Indicações: Fármaco pré-anestésico e tranqüilizante. Pode ser usado para pequenos procedimentos em animais de temperamento agressivo.
Mecanismo de ação: Os

Relacionados

  • Comunicação empresarial
    27886 palavras | 112 páginas