Aneorisma

6450 palavras 26 páginas
REVISTA DE MEDICINA —

JANEIRO, 1946

15

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO
4 3

Enfermaria de Cirurgia de Homens —

Serviço do Dr. João Montenegro

ANEURISMAS ARTERIAIS
DR. WALDIR DA SILVA PRADO
Adjunto Efetivo

DEFINIÇÃO : Aneurisma arterial é um tumor pulsatil, contendo sangue fluido ou coagulado e que se encontra e m comunicação c o m a luz de u m a artéria. Excluindo o chamado aneurisma cirsoide, também denominado muito propriamente de "varises arteriaes", podemos inicialmente dividi-los e m simples, ou arteriaes e aneurismas artério-venosos. Quando visamos os aneurismas simples costumam o s empregar o termo aneurisma, sem qualquer outro adjetivo qualificativo.
CLASSIFICAÇÃO : Costumamos classificar os aneurismas arteriaes e m congênitos e adquiridos.
Congênitos : T ê m a sua origem n u m desenvolvimento defeituoso das artérias. N a maioria das vezes são múltiplos. São muito raros.
Aquiridos : D e acordo com a sua etiologia são espontâneos ou traumáticos.
O s aneurismas traumáticos podem ser verdadeiros ou falsos.
O aneurisma traumático verdadeiro resulta geralmente de u m a contusão arterial ou m e s m o de u m ferimento direto „da parede arterial, enfraquecendo-a, e dando ensejo a que ela se dilate formando u m saco (aneurisma hernial). O falso aneurisma é devido a u m ferimento penetrante que provoca a ruptura completa de u m a artéria; o sangue estravasado forma u m hematoma que se organisa aos poucos e permanece e m comunicação c o m o lumem arterial. C o m o tempo, a íntima prolifera dentro deste saco e temos o aneurisma constituído. Costumamos também denominar este tipo de aneurism a como hematoma pulsatil.
O s aneurismas arteriaes espontâneos nos interessam mais de perto e maiores considerações exigem para o seu tratamento. Passem o s pois a considerá-los.

16

REVISTA DE MEDICINA — JANEIRO, 1946

ANEURISMAS

ARTERIAES

EXPONTÂNEOS

ETIOLOGIA : Devemos considerar as causas predisponentes e exitantes.
N o que se refere às causas predisponentes

Relacionados

  • Queimadura
    533 palavras | 3 páginas
  • Ultrassons
    1225 palavras | 5 páginas
  • exame
    3626 palavras | 15 páginas