Anencefalia

Páginas: 3 (730 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2014
O que é anencefalia?

A anencefalia é uma condição caracterizada pela má formação ou ausência do cérebro e/ou da calota craniana (os rudimentos de cérebro, se existem, não são cobertos por ossos).Embora o termo sugira a falta total de cérebro, nem sempre é isso que acontece e muitas vezes há falta de partes importantes do cérebro, mas a presença de algumas estruturas do tronco cerebral, o quesustenta a sobrevivência do feto. Contudo, a expectativa de vida de bebês nascidos com anencefalia é muito curta e ela é sempre uma patologia letal a curtíssimo prazo. Trata-se de ocorrência rara(1/1.000 ou 1/10.000, conforme as estatísticas), mais comum em fetos femininos e em mães nos extremos da faixa reprodutiva, muito jovens ou muito idosas. A incidência, na verdade, pode ser maior que essaporque ocorrem muitos casos de abortos espontâneos em que a condição não é diagnosticada.

Quais são as causas da anencefalia?

Esse defeito parece ser decorrente de fatores genéticos eambientais, durante o primeiro mês de embriogênese. Sabe-se que a incidência de anencefalia aumenta em mães muito jovens ou nas de idade avançada e que essa condição tem seis vezes mais probabilidade de ocorrerem mães diabéticas que nas não diabéticas. A anomalia também tem sido associada a uma elevada exposição a toxinas, tais como cromo, chumbo, mercúrio e níquel.

Quais são os principais sinais esintomas da anencefalia?

A gravidez de um bebê anencéfalo pode apresentar complicações. Pode haver acúmulo de líquido amniótico no útero, devido a não deglutição do líquido da bolsa amniótica pelo fetoanencéfalo, já que este tem menos reflexos. Se o bebê com anencefalia chega a nascer, ele geralmente é cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor, sendo, portanto, inviável.

Os fetosanencéfalos podem assumir posições anômalas, dificultando o parto, já que o fenômeno físico do parto precisa do crânio. O ombro deles, não se sabe o porquê, é maior. E ainda existe o risco de não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anencefalia
  • anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia
  • Anencefalia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!