Anencefalia e Gêmeos xipófagos

1192 palavras 5 páginas
Anencefalia e Gêmeos xipófagos
A Anencefalia é uma malformção congênita, é originada por uma neurulação anormal que resulta na ausência de fusão das pregas neurais e do tubo neural na região encefálica causando a ausência do encéfalo.
Existem vários fatores que podem levar a formação de um um feto anencéfalo, fatores esses que podem ser agentes externos como drogas, infecções e radiação, que criam condições genéticas que podem causar uma anormalidade no tubo neural, principalmente no inicio da neurulação que por ser um momento muito complexo na formação do embrião está altamente suscetível a agentes teratogênicos. Um dos principais causadores da anencefalia e a deficiencia de ácido fólico, uma vitamina pertencente do complexo B que é necessária para a formação de proteínas estruturais que são indispensáveis para que um embrião cresça saudável,o uso de medicamentos durante a gravidez pode gerar deficiencias de ácido fólico como por exemplo o uso de ácido valpróico, um eficiente antiepiléptico mas que causa problemas no metabolismo do ácido fólico. Mães gestantes que trabalham na área de agricultura tem sido associadas também a defeitos congênitos em recém nascidos pois estas são constantemente expostas a pesticidas que possuem grande efeito teratogênico.A incidência de anencefalia é maior em caucasóide do que em negróides assim como mulheres são mais afetadas que os homens.
O diagnóstico da anencefalia pode ser feito por ultrassonografia nas primeiras semanas de gestação ou por um exame de alfafetoproteína, uma proteína liberada no líquido aminiotico através da urina do feto e devido ao tecido exposto dos anencefalos uma quantidade maior de alfafetoproteina e liberada no líquido aminiótico, essa proteína e passada para a mãe através da placenta e pode-se detectar o excesso em um exame de sangue.
As melhores formas de prevenir a anecefalia são evitar o uso de medicamentos que podem interferir no feto de forma negativa, não fumar e

Relacionados

  • Apostila penal iii
    11357 palavras | 46 páginas
  • Apostila de Direito Penal - Parte Especial
    35634 palavras | 143 páginas
  • APOSTILA JUR DICA
    148891 palavras | 596 páginas