Anemia

Páginas: 6 (1354 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Anemia
É uma condição em que a concentração de hemoglobina é inferior ao normal, a quantidade de oxigênio liberada para os tecidos corporais esta diminuída. A anemia não é um estado patológico especifico, mas um sinal de um distúrbio subjacente.
Classificação das Anemias
A anemia pode ser classificada de diversas maneiras podendo ser a deficiência de eritrócitos causada por um defeito na suaprodução (anemia hipoproliferativa), pela sua destruição (anemia hemolítica) ou por sua perda (sangramento).
Em geral, é possível estabelecer se a anemia é causada pela destruição ou pela produção inadequada de eritrócitos, com base nos seguintes fatores:
* A capacidade da medula de responder aos eritrócitos diminuídos (conforme contagem aumentada de eritrócitos no sangue).
* O grau deproliferação dos eritrócitos jovens na medula óssea e o modelo pelo qual amadurecem.
* A presença ou ausência de produtos finais da destruição dos eritrócitos dentro da circulação.
Manifestações Clínicas
Diversos fatores influenciam o desenvolvimento dos sintomas associados á anemia: a velocidade em que a anemia se desenvolveu, a duração da anemia, as necessidades metabólicas do paciente. Apessoa que se torna gradativamente anêmica, habitualmente apresenta poucos sintomas ou nenhum, a não ser uma discreta taquicardia ao esforço e fadiga. Os indivíduos que costumam ser muito ativos ou que tem demandas significativas em suas vidas tendem a apresentar sintomas , esses sintomas são mais provavelmente pronunciados do que nas pessoas mais sedentárias.
Complicações
Consistem eminsuficiência cardíaca, parestesias e delírio. Os pacientes com doença cardíaca subjacente tem uma tendência muito maior a apresentar angina ou sintomas de insuficiência cardíaca do que aqueles sem cardiopatia.
Tratamento Clínico
É direcionado para correção ou controle de sua causa; se a anemia for grave, os eritrócitos que são perdidos ou destruídos podem ser substituídos com a transfusão deconcentrado de hemácias.
Pacientes com Anemia
A história de saúde e o exame físico fornecem dados importantes sobre o tipo de anemia envolvido, a extensão e tipos dos sintomas que ela produz e o impacto na vida do paciente. A historia de saúde deve incluir os medicamentos de uso, consumo de álcool, histórico familiar, visto que determinadas anemias são herdadas, avaliação cuidadosa do estadocardíaco, o sistema GI, avaliação nutricional.
Diagnósticos de Enfermagem
Os principais diagnósticos de enfermagem para um paciente com anemia podem incluir:
* Fadiga relacionada com a redução da hemoglobina e a capacidade diminuída de transporte de oxigênio do sangue;
* Recusa de seguir a terapia prescrita;
* Nutrição alterada, menor que as necessidades corporais, relacionada com o aporteinadequado de nutrientes essenciais.
Manifestações Clínicas
Se a deficiência de ferro for grave ou prolongada, podem exibir língua lisa ulcerada, unhas quebradiças e sulcadas. Esses sintomas regridem após terapia de reposição de ferro.
Tratamento Clínico
Exceto no caso de gravidez, é preciso investigar a causa da deficiência de ferro. Para o tratamento da anemia ferropriva dispõe-se de variaspreparações de ferro oral, o nível de hemoglobina pode aumentar dentro de algumas semanas, e a anemia pode ser corrigida em poucos meses. Em alguns casos, o ferro oral é pouco absorvido ou pouco tolerado, ou é necessária uma suplementação em grandes quantidades. Nesses casos pode ser necessária administração de ferro IV, ou raramente IM. São necessárias varias doses para repor reservas de ferrodo paciente.
Anemia Hemolítica
Anemia onde os eritrócitos apresentam uma redução do seu tempo de sobrevida, com uma redução de seu número na circulação. Menos eritrócitos resultam em diminuição do oxigênio disponível causando hipoxia.
Anemia Falciforme
È uma anemia hemolítica, que resulta da herança do gene da hemoglobina falciforme. Esse gene faz com que a molécula da hemoglobina seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anemia
  • anemia
  • Anemias
  • Anemias
  • Anemia
  • anemia
  • Anemia
  • Anemia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!