Anemia falciforme

Páginas: 3 (673 palavras) Publicado: 27 de março de 2013
O que é Anemia Falciforme?

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com umafoice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Causa deficiência do transporte de oxigênio nos indivíduos acometidos pela doença.A expectativa de vida é encurtada, com estudos reportando uma expectativa de vida média de 42 e 48 anos, em indivíduos masculinos e femininos, respectivamente.ORIGEM

A presença da anemia falciforme, é determinada por uma quantidade elevada de hemácias deformadas. Em indivíduos normais, as células de transporte de gases, hemácias, têmforma arredondada côncava e flexível, e possuem em si moléculas de hemoglobina,que é responsável por fazer as ligações gasosas. Essa constituição permite que essas células consigam executar sua funçãomesmo através dos mais finos capilares.
A formação dessa hemoglobina, determinada por um par genético no cromossomo 11, muda nos indivíduos falciformes. Neles, há a presença de ao menos um genemutante, que leva o organismo a produzir a hemoglobina S. Essa hemoglobina é devida à substituição de um único nucleotídeo que altera o códon do sexto aminoácido da B-Globina de ácido glutâmico para valina(GAG → GTG: Glu6Val).

SINTOMAS

- Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasossanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo. Essas crises têm duração variável e podemocorrer várias vezes ao ano.

- Icterícia (cor amarela nos olhos e pele): é o sinal mais freqüente da doença. O quadro não é contagioso e não deve ser confundido com hepatite. Quando o glóbulo vermelho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anemia falciforme
  • Anemia falciforme
  • Anemia Falciforme
  • anemia falciforme
  • Anemia Falciforme
  • Anemia falciforme
  • Anemia Falciforme
  • Anemia falciforme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!