Anemia falciforme em crianças

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
ANEMIA FALCIFORME EM PEDIATRIA

A anemia falciforme pode ser diagnosticada em recém nascidos, assim como em qualquer outra idade, por meio da eletroforese de hemoglobinas, por cromatografia líquidade alta performance ou por análise de DNA. Esses testes têm precisão comparável. A escolha do teste deve ser feita com base na disponibilidade local de cada um. A análise do DNA permite o diagnósticomais preciso em pacientes de qualquer idade, mas é um exame ainda muito caro.

Nas crianças pequenas com síndrome mão-pé, as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos das mãos e dos péscausando inchaço e vermelhidão no local. Acriança fica inquieta e com aspectos de tristeza e palidez. As infecções são freqüentes e localizadas principalmente na garganta, pulmões e ossos. Estas infecçõesdevem ser vistas pelo médico hematologista tão logo que apareçam, pois são graves e até mesmo fatais se não tratadas adequadamente. Observa-se que crianças com anemia falciforme têm maior incidência deinfecção bacteriana (particularmente pneumonia, septicemia, meningite e osteomielite) do que aquelas que não têm essa doença.

Uma criança com sequestração esplênica torna-se pálida, fraca eprostrada; tem o abdômen distendido e doloroso e transpira muito. O nível de hemoglobina cai drasticamente, a criança pode entrar em estado de choque e morrer. Raramente ocorre com crianças com mais de 05(cinco) anos, pois nesta idade o baço geralmente ficadestruído pelos freqüentes episódios de falcização. Entretanto, a sequestração esplênica pode ocorrer em crianças mais velhas, portadoras de outrasvariantes da doença falciforme.

As vacinas são de suma importância para a não proliferação de certos tipos de doenças, principalmente a Doença Falciforme.
De acordo com recentes pesquisas feitaspelo Ministério da Saúde, comprovaram que proximadamente 6% (seis por cento) das crianças com anemia falciforme sofrem de acidente vascular cerebral. Existe a tendência de repetir quando já se teve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anemia falciforme em crianças
  • Da anemia falciforme em crianças: aspectos clínicos
  • O cotidiano das famílias de crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme
  • Interferência da dor na vida da criança portadora de anemia falciforme
  • Anemia Falciforme
  • Anemia falciforme
  • Anemia falciforme
  • Anemia Falciforme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!